Campanha do H360 se inspira em histórias de prisioneiras para mudar paradigmas do sistema carcerário

Campanha do H360 se inspira em histórias de prisioneiras para mudar paradigmas do sistema carcerário

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Humanitas360 estreia uma campanha de comunicação inspirada em histórias de prisioneiras para mudar paradigmas no sistema carcerário. Batizada de “Tecendo a Liberdade”, a ação vai partir das condições de vida das mulheres privadas de liberdade para expor desafios e propor novos caminhos para o sistema prisional do país.

De matérias publicadas no site do H360 a vídeos e fotos nas redes sociais, a narrativa culminará no lançamento do documentário “Tecendo a Liberdade”. Produzido pelo H360, o filme expõe a realidade das detentas das prisões brasileiras, com foco no Centro de Reeducação Feminino (CRF) de Ananindeua, no Pará, e na Penitenciária Feminina II de Tremembé, em São Paulo, apontando para possíveis soluções que melhoram a qualidade de vida não só das mulheres presidiárias, como de toda a sociedade, diminuindo a violência e a criminalidade nas ruas.

O Brasil vem passando por um vertiginoso crescimento da população carcerária feminina. Entre 2000 e 2016, o número de detentas aumentou 567%, segundo relatório do Infopen Mulheres, produzido pelo Departamento Penitenciário Nacional e publicado em 2018. O estudo, ainda que centrado na população feminina, revela um cenário mais abrangente, o da gigantesca desigualdade social do país. O perfil da maioria das mulheres presas, o de uma jovem, negra, de baixa escolaridade e mãe solteira é o reflexo de uma sociedade que ainda precisa amadurecer.