H360 apresenta cooperativas de detentos na ONU em NY

Sala de conferência na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York

O Instituto Humanitas360 apresentou as cooperativas de detentos no debate “Atrás e Além das Grades: Soluções Inovadoras para Reduzir a Reincidência”, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York. O evento, que aconteceu no dia 13 de dezembro, apresentou a proposta pioneira de trazer o empreendedorismo social para o sistema carcerário, atuando como uma ferramenta capaz de empoderar indivíduos, reduzir a reincidência criminal e a violência nas ruas.

O potencial de impacto das cooperativas formadas por detentos e ex-detentos na sociedade brasileira foi apresentado pelo Vice-Presidente do H360, Piero Bonadeo: “Queremos levar para a comunidade internacional exemplos inovadores de quebra do ciclo da violência, seja aplicando o empreendedorismo para o desenvolvimento pessoal e socioeconômico, seja como exemplo de cooperação inovadora entre o setor público e a sociedade civil”, disse.

O vice-presidente do H360, Piero Bonadeo, apresenta as cooperativas de detentos e ex-detentos

Também participaram do debate a diretora do escritório das Nações Unidas sobre Droga e Crime (UNODC) em NY, Simone Monasebian, e Erin Trapp, diretora da Bienal das Américas. “Durante o evento, ficou claro que o modelo de criar empreendimentos dentro das prisões é único no mundo, e pode inspirar alternativas para outros contextos, como os campos de refugiados, possibilidade levantada durante o debate”, conta Piero. O empreendedorismo no sistema prisional tem potencial para, com o apoio do Brasil, entrar no guia de boas práticas de gestão penitenciária da ONU.

Ainda não há comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>