H360 apresenta cooperativas de detentos na ONU em NY

H360 apresenta cooperativas de detentos na ONU em NY

O Instituto Humanitas360 apresentou as cooperativas de detentos no debate “Atrás e Além das Grades: Soluções Inovadoras para Reduzir a Reincidência”, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York. O evento, que aconteceu no dia 13 de dezembro, apresentou a proposta pioneira de trazer o empreendedorismo social para o sistema carcerário, atuando como uma ferramenta capaz de empoderar indivíduos, reduzir a reincidência criminal e a violência nas ruas.

O potencial de impacto das cooperativas formadas por detentos e ex-detentos na sociedade brasileira foi apresentado pelo Vice-Presidente do H360, Piero Bonadeo: “Queremos levar para a comunidade internacional exemplos inovadores de quebra do ciclo da violência, seja aplicando o empreendedorismo para o desenvolvimento pessoal e socioeconômico, seja como exemplo de cooperação inovadora entre o setor público e a sociedade civil”, disse.

Também participaram do debate a diretora do escritório das Nações Unidas sobre Droga e Crime (UNODC) em NY, Simone Monasebian, e Erin Trapp, diretora da Bienal das Américas. “Durante o evento, ficou claro que o modelo de criar empreendimentos dentro das prisões é único no mundo, e pode inspirar alternativas para outros contextos, como os campos de refugiados, possibilidade levantada durante o debate”, conta Piero. O empreendedorismo no sistema prisional tem potencial para, com o apoio do Brasil, entrar no guia de boas práticas de gestão penitenciária da ONU.