H360 e CNJ costuram parceria com governo do Maranhão para criar quarta cooperativa de detentos do país

H360 e CNJ costuram parceria com governo do Maranhão para criar quarta cooperativa de detentos do país

Em reunião com o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Joaquim Figueiredo, e os secretários estaduais maranhenses de Administração Penitenciária, Murilo Andrade, e de Segurança Pública, Jefferson Portela, representantes do Instituto Humanitas 360 e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fecharam acordo para a criação da quarta cooperativa de detentos e egressos do Brasil. Depois do encontro na sede do TJ maranhense, no último dia 21 de maio, uma intensa agenda com três dias de visitas a unidades prisionais, secretarias de Estado e organizações sociais na capital São Luís, serviu para costurar parcerias locais e detalhar a implantação do projeto.

A próxima cooperativa do H360 faz parte do programa “Justiça Presente”, parceria com o CNJ e o Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD), com medidas para enfrentar a crise do sistemas penitenciário e de justiça criminal no Brasil. O Conselho Nacional de Justiça foi representado no encontro por seu secretário-geral, desembargador Carlos Vieira Von Adamek, e o juiz coordenador do Departamento de Fiscalização do Sistema Carcerário, Luís Geraldo Lanfredi. O H360 foi representado por seu vice-presidente de operações, Ricardo Anderáos. Na ocasião foram visitadas unidades masculinas no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, que ganhou notoriedade após as sangrentas rebeliões em 2013, que deixaram mais de 60 mortos. A Penitenciária Feminina de Pedrinhas, mais novas do complexo, foi selecionada para abrigar o projeto do H360.

Na busca de parcerias com organizações sociais locais para disseminar o modelo de Empreendedorismo Atrás e Além das Grades, o H360 visitou a sede da Cooperativa Social do Estado do Maranhão (COOSEMA), formada por profissionais e ativistas da questão carcerária, e voltada à formação profissional e geração de renda para ex-detentos. O modelo desenvolvido por seu fundador, André Barreto, é totalmente complementar ao desenvolvido pelo H360, o que abre a possibilidade de um amplo leque de parcerias. A COOSEMA já recebe apoio do Instituto Ação pela Paz, organização irmã do Instituto Humanitas360.