Índice de Participação Cidadã nas Américas será lançado no World Economic Forum em SP

Índice de Participação Cidadã nas Américas será lançado no World Economic Forum em SP

Desenvolvido pelo Humanitas360 em parceria com The Economist Intelligence Unit, o Índice de Participação Cidadã nas Américas será lançado dentro do World Economic Forum on Latin America, que acontece de 13 a 15 de março em São Paulo. Fruto de uma profunda investigação sobre a participação cidadã nos processos políticos e na sociedade civil em seis países, o índice tem como objetivo conscientizar o público sobre a importância do engajamento cívico-social dos cidadãos.

Com base nos EUA e atuação na América Latina, o Instituto H360 incluiu nessa primeira versão do índice os EUA, como um país de referência, além do Brasil, Chile, Colômbia, Guatemala e México.  A Venezuela ganha um capítulo à parte, mas não será avaliada da mesma maneira que os outros países, por dificuldades na disponibilidade de dados.

O trabalho de pesquisa começou em setembro de 2017, com levantamento de dados e análise de trabalhos de pesquisadores na área. Um painel de experts fez a crítica da estrutura de pesquisa e da cesta de indicadores quantitativos e qualitativos que compõem o índice. Esse painel teve participação de Miguel Paz (Poderopedia/Narcodata), Brian Winter (Americas Society/Council of the Americas and Americas Quarterly), Tiago Peixoto (Banco Mundial), Angela Dannemann (Itaú Social), Nathalie Alvarado (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Lelia Mooney (United States Institute of Peace) e David Smolansky (político venezuelano).

 

Juntamente com as equipes da The Economist Intelligence Unit e H360, foram analisados três grandes aspectos do envolvimento dos cidadãos e da participação cívica:

  • o ambiente que permite aos cidadãos se envolver e participar de processos políticos e da sociedade civil em um país;
  • o estado atual de participação cidadã e da participação cívica em cada um desses países; e
  • a percepção do público sobre as instituições do país, o envolvimento dos cidadãos e o grau de participação cívica.

À medida em que a metodologia de composição do índice era refinada, a equipe explorou várias questões para entender os fatores que impulsionaram a participação cívica e o envolvimento dos cidadãos, bem como a forma como podemos medir sua existência. Entre elas se destacam:

  • O que queremos dizer exatamente com “participação cívica” e “engajamento cidadão”?
  • Quais são os fatores que impulsionam o envolvimento dos cidadãos na vida política e na solução dos problemas sociais?
  • Quais são as medidas existentes relacionadas ao engajamento dos cidadãos e à participação cívica?

Depois dessa primeira apresentação do trabalho no Brasil, o H360 e The Economist Intelligence Unit organizarão eventos em outros países para continuar o diálogo sobre engajamento cívico e participação. O primeiro deles acontece em Washington, nos EUA, no próximo mês de Abril.

2 Comments
  1. Boa tarde,

    Acabei de ouvir a notícia na rádio CBN e gostaria de saber onde posso encontra o índice, ordenado por países?
    Desde já parabenizo pelo trabalho desenvolvido, que será de grande valia para compreender o processo de participação cidadã nas decisões públicas, especialmente, para discussão e debate no Mestrado Profissional em Administração Pública na ESAG/UDESC, de Santa Catarina.

    Att,

  2. Ouvi o Ricardo Anderaos na CBN hoje na hora do almoço e tenho interesse em ter a pesquisa completa.

    Como posso ter acesso ao estudo comlpleto Índice de Participação Cidadã nas Américas?

    Sou profesosra da ECA/USP e acho muito importante ter acesso aos dados completos.

    Um abraço,

    Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari
    ECA/USP

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>