Líderes latino-americanos participam da primeira reunião de conselho da Humanitas360

A Humanitas360 (H360) teve a sua primeira reunião do conselho consultivo em São Paulo no último19 de fevereiro. O evento aconteceu na Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso e reuniu grandes líderes latino-americanos como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-presidente do Chile Ricardo Lagos, o Senador Colombiano Juan Manuel Galán e o General Óscar Naranjo, que atuou como o negociador chefe nas negociações de paz com as FARC. Todos eles participaram de uma mesa redonda no dia anterior que debateu o que se pode esperar do processo de paz. Também participaram da reunião do conselho membros da H360 incluindo Enrique Acevedo, âncora da Univisión, Martín Santos, Diretor Executivo da Fundación Buen Gobierno, Yon Goicoechea, ativista venezuelano, Juan Mora, empreendedor colombiano, Emilio Lozoya, ex-CEO da Pemex, e Salvador Paiz, Presidente da FUNDESA.

A reunião focou no papel da H360 em ajudar a moldar o futuro da América Latina alinhando com as tendências atuais da região. Um tema que permeou o encontro como um todo foi a necessidade de despertar um sentimento de coletividade para que cidadãos trabalhem juntos, resgatando a ideia de humanidade. É necessário que jovens também entendam que mudanças reais são um processo de longo prazo, e progresso vem com tempo e dedicação.

Os participantes da reunião também conversaram sobre a importância de promover um diálogo entre cidadãos, governo e outros setores para estimular a troca de conhecimento e criar plataformas de informação que possa empoderar jovens a ter uma participação mais efetiva na sociedade. A tecnologia foi apontada como uma ferramenta essencial na melhoria dos processos democráticos, e para conectar pessoas que já estão engajados na transformação de suas comunidades e países.

O grupo concluiu a reunião se sentido desafiado e, sobre tudo, esperançoso para construir uma América Latina mais conectada, com cidadãos mais empoderados.

Leia o relatório anual aqui