Prender menos e punir o crime adequadamente: chaves para combater a violência na América Latina

Prender menos e punir o crime adequadamente: chaves para combater a violência na América Latina

Estatísticas comprovam: quanto mais pessoas são encarceradas, mais aumenta a violência em nosso continente. Para reverter esse quadro é essencial transformar a visão da sociedade sobre crime, prisão e recuperação de detentos. Mas como mudar esse paradigma? Essa foi a questão central da roda de conversa promovida no início de julho pelo Instituto Humanitas360, reunindo duas dezenas de profissionais, pesquisadores e organizações sociais do Brasil e da Argentina.

A proposta do H360 aos participantes foi iniciar a construção coletiva de respostas, através de um processo contínuo e estruturado em rodas de conversa, trabalho a distância e na busca de sinergia entre os projetos já desenvolvidos por cada parceiro. As ferramentas para essa construção são o conceito de Mudança de Paradigma da Ashoka, a Teoria U, desenvolvida no MIT por Otto Scharmer, e as práticas de Design Thinking difundidas pelo estúdio Ideo.

O sucesso desse primeiro encontro pode ser resumido nas palavras do ex-Ministro da Justiça brasileiro José Gregori (foto): “O evento de hoje serviu para equacionar a questão. Tem de continuar em um próximo seminário, em que voltemos com todo esse conteúdo para avançar com mais ideias do ponto de vista prático e legislativo.”

Além do ex-Ministro, pesquisadores, profissionais que trabalham em diferentes unidades do sistema penitenciário, pesquisadores, ex-detentos, jornalistas e algumas das mais destacadas organizações sociais no segmento estiveram presentes, como o Instituto  de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), o Instituto Igarapé, o Instituto Ação pela Paz e o Instituto Espartanos da Argentina participaram da roda.

Merece destaque o fato de que o IDDD e o Igarapé integram a Rede de Justiça Criminal, que criou a campanha “Encarceramento em Massa não é Justiça” – exemplo de iniciativa que vai na direção da mudança de paradigma proposta pelo H360 e deve ser promovida por todos os parceiros participantes deste primeiro encontro.

Nesta página, você encontra um vídeo resumindo algumas das principais falas da primeira roda de conversa, além da íntegra da intervenção de cada participante. Se você se dedica ao tema dos sistemas prisionais e combate à violência e deseja fazer parte desse processo, PREENCHA ESTE FORMULÁRIO e aguarde contato da equipe do H360.

 

 

Vídeos dos participantes:

José Gregori (Ex-Ministro da Justiça)

Ana Paula Pellegrino (Instituto Igarapé)

Gilda Gouveia (Centro Ruth Cardoso)

Karine Silva (Instituto Ação pela Paz)

Adriano de Camargo (Prefeitura de São Paulo)

Leonardo Precioso (Ex-detento, Instituto Gerando Falcões)

Jorge Broide (Psicanalista, pesquisador sobre o tema da violência, PUC de São Paulo)

Glória Faria (Instituto Ação Pela Paz)

Marina Dias (Advogada, Instituto de Defesa do Direito de Defesa)

Reginaldo Lima (Instituto PDR)

Silvia Ramos (Universidade Cândido Mendes)

Igor Rocha (Diretor de Cultura da Penitenciária Adriano Marrey – São Paulo)

Bruno Paes Manso (Jornalista, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP)