Primeiro board meeting do Humanitas360 Global reúne conselheiros da organização nos EUA e no Brasil

Apresentação do relatório anual durante reunião do Conselho do Instituto Humanitas360 em 2018

Redução da violência, inovação no sistema prisional, engajamento cidadão, transparência e governança serão os temas abordados na próxima reunião do Conselho Consultivo Global do Instituto Humanitas360, assim como outras questões urgentes para a América Latina. No dia 15 de março, sob a liderança do ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, membros eminentes do Conselho Consultivo Internacional Humanitas360 e do Conselho Consultivo Humanitas360 Brasil se reunirão pela primeira vez juntos, em São Paulo.

O encontro, com duração de um dia, vai fornecer às duas organizações visões estratégicas e coordenadas sobre ações e prioridades para o próximo ano.  Em 2018, o Humanitas360 se esforçou para desenvolver uma visão mais abrangente e holística em relação ao ano de 2017: o empreendedorismo nas prisões, a transparência e a política de drogas agora fazem parte de programas mais amplos, como a redução da violência, a cidadania e a governança. Vamos discutir e ter uma melhor noção de como funcionam os ecossistemas públicos. Parcerias públicas e privadas, sociedade civil ativa e administrações públicas devem construir um diálogo vivo e aprender uns com os outros. Conversando com vários membros do Conselho Consultivo, ficou claro o desejo de discutir abordagens inovadoras para reduzir a violência e, em particular, o projeto de empreendedorismo atrás e além das grades.

Muitos de nossos membros do Conselho demonstraram interesse em “exportar” esse modelo para toda a América Latina. Discutiremos perspectivas para implementar o empreendedorismo no sistema carcerário nos países vizinhos, abordando os programas de governança e transparência. Vamos focar também em algoritmos que podem ajudar no mapeamento de redes criminosas e em como poderiam impactar, tanto no senso comum quanto no meio jurídico. Não poderíamos deixar de discutir também sobre engajamento cidadão, e em como promovê-lo.

O Índice de Participação Cidadã nas Américas, desenvolvido pelo Humanitas360, nos alerta para o crescente engajamento popular, bem como para o aumento da percepção de que esse ativismo está provocando quase nada de mudanças. Como poderíamos avançar nessa agenda? O papel da tecnologia e da inovação aplicada para enfrentar os atuais desafios socioeconômicos envolverá todo o encontro. Apresentaremos nosso relatório anual, que logo estará disponível em nosso site. Estamos nos aproximando de um evento importante para a nossa organização, que nos orientará por todo o ano de 2019.

Por Piero Bonadeo, vice-presidente do Instituto Humanitas360

1 Comentário
  1. Are you looking for a great vacation destination for this summer? Then why don’t you seriously consider visiting Naples Italy? Naples is one of the most picturesque cities in Italy, not to mention that rich cultural and historical background you will find here.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>