Restaurante dentro de penitenciária feminina na Colômbia inova empreendedorismo no cárcere

O H360 foi conhecer de perto uma das mais inspiradoras experiências de empreendedorismo no cárcere das Américas: o restaurante Interno, na Prisão Feminina de San Diego, em Cartagena, na Colômbia. Como já esperávamos, a experiência foi bastante comovente. O que causa surpresa, entretanto, é o alto nível da gastronomia praticada pelas presas.

Em sua busca de parceiros para estimular o empreendedorismo entre detentos e ex-detentos na América Latina, o Instituto Humanitas360 encontrou na Fundação Ação Interna um interlocutor extremamente promissor. Temos muito a aprender com a experiência acumulada por sua fundadora, a atriz colombiana Johana Bahamón, e sua equipe. Ao mesmo tempo, sua organização pode colaborar com a disseminação da metodologia desenvolvida pelo H360 na Colômbia.

Interior do restaurante Interno, dentro da Prisão Feminina de San Diego, em Cartagena

“Nós acreditamos que é importante promover, ao mesmo tempo, o desenvolvimento psicológico, laboral e artístico dos detentos” afirma Bahamón. Para ela, não basta oferecer oportunidades de trabalho para evitar que o ex-detento volte ao crime. “É preciso também apoiar seu desenvolvimento integral como ser humano”, completa.

Em operação há dois anos, o restaurante Interno já atendeu mais de 10 mil clientes. O cardápio foi desenvolvido com apoio voluntário de 10 dos mais conhecidos chefes de cozinha colombianos. A operação é comandada por Luz Adriana Díaz, docente de hotelaria responsável pelo treinamento das detentas e por todos os detalhes operacionais.

Cardápio do restaurante Interno, desenvolvido com chefs da alta gastronomia local

“Esse projeto tem sido extremamente transformador, não apenas para as detentas, mas para todos os envolvidos”, afirma Díaz, com lágrimas nos olhos, ao final da longa conversa para troca de experiências com a presidente do Humanitas360, Patrícia Villela Marino. A iniciativa já deu treinamento a mais de 100 detentas. Atualmente, 15 trabalham na equipe fixa do restaurante.

A Fundação Ação Interna foi criada em 2013, e já desenvolveu projetos em 29 unidades prisionais, oferecendo oportunidades de trabalho e renda para milhares de detentos. Sua fundadora foi eleita pela “ Revista Semana” um dos 30 Top Líderes da Colômbia. O Festival de Teatro na Prisão, que ela organiza anualmente, reúne montagens de 18 diferentes penitenciárias.

Para saber mais acesse http://restauranteinterno.com

1 Comentário
  1. Parabéns pelo maravilhoso trabalho, digno de ser implantado em todo mundo… amor , carinho e dedicação… vcs tem toda minha admiração e respeito…
    Pr. Bruno Taioli

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>