Segundo workshop do H360 avança estratégia para combater causas da violência e corrupção na América Latina

 

O médico Drauzio Varella (conhecido por uma vida de voluntariado em presídios e os livros que escreveu sobre o assunto), o ex-Ministro da Justiça brasileiro José Gregori e a juíza Sueli Armani (responsável pela vara de execuções penais de Taubaté no interior paulista, onde ficam vários presídios com alguns dos mais famosos condenados no Brasil) foram os convidados de honra do segundo workshop “Pena, Prisão e Reinserção de Detentos”, promovido pelo Instituto Humanitas360.

Na parte final das 9h de trabalho desse dia, os três ocuparam o centro do “aquário”, numa dinâmica de grupo onde abrem e ancoram a discussão, mas depois têm de dialogar em pé de igualdade com todos os outros participantes do encontro. Antes disso, outras dinâmicas, baseadas na Teoria U de Otto Scharmer, foram usadas para criar um nível profundo de escuta, aproximar mais os participantes e desenvolver protótipos de ações práticas e uma estratégia unificada para combater a escalada da corrupção e da violência na América Latina.

A primeira dessas dinâmicas é chada de Social Presencing Theater -ou Teatro de Percepção e Presença Social. Inspirado em técnicas de meditação, psicodrama e constelações familiares, ela convida os participantes a incorporarem os papéis de alguns atores sociais chave na questão em debate, dando vida primeiro aos conflitos e tensões entre eles, para depois buscar, de foma coletiva e amorosa, saídas para os problemas em pauta.

A segunda dinâmica do dia foi o World Café. Divididos em grupos que vão circulando pelas mesas, de forma a permitir a maior troca de idéias e interação entre os participantes, foram sendo desenhandas em grandes folhas de papel uma Teoria de Mudança para transformar positivamente a visão da sociedade sobre pena, prisão e reinserção de detentos.

Todo esse trabalho foi minuciosamente registrado em vídeo, e contou ainda com a facilitação gráfica de Mila Motomura, do estúdio Moom. O resultado é uma massa de documentação incluindo, textos, desenhos e vídeos, que agora está sendo organizado pela equipe do Instituto Humanitas360 e em breve será integralmente disponiblizado neste website.

Segue a lista completa dos participantes do encontro:

Adriano de Camargo, Prefeitura de São Paulo

Ana Paula Pellegrino, Instituto Igarapé

Bettina Lopes, Conselho da Comunidade de Taubaté

Carmen Botelho, Centro de Recuperação Feminina de Ananindeua, Pará

Celia Whitaker

Claudia Cardenette, Instituto Ação pela Paz

Claudia Formenti, Conselho da Comunidade de Taubaté

Denis Russo Burgierman, Superinteressante Magazine

Drauzio Varella

Emerson Ferreira, Reflexões da Liberdade

Felippe Angeli, Instituto Sou da Paz

Felipe Lobo, Conselho da Comunidade de Taubaté

Higor Oliveira, Conselho da Comunidade de Taubaté

Inês Lafer

Jorge Broide, PUC – São Paulo

José Gregori, ex-Ministro da Justiça

Luiz dos Santos, Conselho da Comunidade de Taubaté

Malu Nalini

Maria Teresa de Oliveira Ivo

Marina Dias, Instituto de Defesa do Direito de Defesa

Marlene Abbud, Conselho da Comunidade de Taubaté

Patricia Piragine, Conselho da Comunidade de Taubaté

Patricia Villela Marino, Instituto Humanitas360

Paulo César Bogianni, Conselho da Comunidade de Taubaté

Reginaldo Lima, Conselheiro do Instituto PDR

Ricardo Anderáos, Instituto Humanitas360

Solange Senese, Instituto Ação pela Paz

Sueli Armani, juíza corregedora Taubaté

Vinicius Poit, Recruta Simples

1 Comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>