Equipe

 

Patrícia Villela Marino, Co-Fundadora e Presidente

Lidera o dia a dia do H360, definindo nossa estratégia, trabalhando em campo com parceiros e colaboradores, e articulando parcerias com o poder público, empresas e empreendedores cívico-sociais para alcançar nossos objetivos comuns.

Bacharel em Direito pela Universidade Mackenzie, Patrícia foi aluna convidada do curso de Filantropia e Terceiro Setor da J. F. Kennedy School of Government, da Universidade de Harvard. Foi integrante do conselho fundador dos Global Shapers do Fórum Econômico Mundial e criadora do hub/sp. Liderou a criação da Plataforma Latino Americana de Políticas de Drogas (PLPD). Pertence ao Conselho Consultivo do Centro Ruth Cardoso. Participou do Conselho Executivo da Bienal das Américas, a convite do ex-governador do Colorado, John Hickenlooper, e do Conselho de Gestão da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Município de São Paulo. Co-fundadora do CIVI-CO, espaço de trabalho que reúne empreendedores cívico-sociais.

Mãe do Daniel, é ativista cívico-social comprometida com seu país e com a disseminação da cultura de colaboração.

 

Janaina Reis, Head de operações e projetos

Bacharel em Relações Internacionais, com formação em engenharia (UFABC), especialização em Big Data and social Analytics (MIT), e master em liderança e gestão pública (MLG, com módulo na Blavatnik School of Government, Oxford), Janaina utiliza sua formação híbrida nas áreas de exatas e humanas para promover e transformar políticas públicas por meio da tecnologia.

Entre 2011 e 2012 liderou o secretariado da Iniciativa Latino-Americana de Política sobre Drogas, uma iniciativa criada pelo ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso. Foi selecionada pelo World Economic Forum (WEF) como uma Global Shaper, integrando uma comunidade que reúne jovens líderes globais que possuem potencial para mudar o mundo e foi curadora desta comunidade na cidade de São Paulo, entre 2015 e 2016. Apoiou a estruturação de estratégias de impacto e investimento social privado para grandes marcas de consumo e Family offices, voltando essas estratégias para a solução de desafios de gestão pública em mais de 40 municípios brasileiros. Em 2017 foi convidada para atuar na gestão municipal de São Paulo como Secretária adjunta municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Entre 2018 e 2019 atuou como chefe de Gabinete na Câmara Municipal de São Paulo e nessa posição coordenou a estruturação do Plano Municipal de Primeira Infância e a estruturação do primeiro co-working público do legislativo no Brasil. Em 2019 foi selecionada para ser Subsecretária de Assistência Social do Governo de Minas Gerais e coordenou as operações de assistência social do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho/MG e operação de inovação em governo para políticas sociais durante a pandemia do Covid-19.

Marcelo Gugliotti, Diretor de Planejamento e Finanças

Marcelo Gugliotti é formado em Matemática pela PUC-SP e cursou Banking (Administração de Instituições Financeiras) pelo programa de educação continuada da FGV-SP.

Tem experiência de mais de 30 anos gerenciando áreas administrativas e financeiras de bancos, indústrias e consultorias. Por quatro anos trabalhou como gerente financeiro e auditor na Amigos do Bem, instituição filantrópica, onde se apaixonou pelo terceiro setor.

Grato a Deus por tudo que tem e pelos dois filhos amigos e amados (Nícolas e Enzo), adora seu time de futebol, anda de bicicleta por esse mundo e pratica outros esportes. Além de paulistano, é italiano também e ama sua segunda cidade natal, Rivarone. 

Perfil no LinkedIn

Maria Pestana, Desenvolvimento de Negócios e Parcerias

Maria Pestana é formada em Comunicação na Universidade Mackenzie e pós-graduada na School of Visual Arts em Nova York.

Atuou durante 30 anos em grandes agências de publicidade do país como DPZ, DM9/DDB e Lew’Lara. Ao longo destes anos acumulou um amplo conhecimento na construção de grandes marcas, na comunicação digital, fusões de empresas, planejamento estratégico e ampliação de negócios. Entre seus clientes estão a Sadia, Banco Itaú, Credicard, Vivo, Johnson&Johnson, Parmalat, Bunge, americanas.com, shopping Iguatemi, Vale do Rio Doce, Cacau Show e outros.

Atualmente se dedica ao Humanitas360 e ao Civi-co, ambas empresas voltadas para negócios com impacto social, com o compromisso de unir cada vez mais a sociedade civil e aproximá-la dos problemas do Brasil.

Paula Creevy, Gerente de Operações nos Estados Unidos

Paula é responsável por identificar, desenvolver e lançar novas estratégias para apoiar e fazer avançar o crescimento do Humanitas360 nos Estados Unidos.

Nascida e criada em Boulder, no Colorado, Paula Creevy estudou negócios, francês e sociologia na Universidade do Colorado. Por um breve período de tempo, seu interesse por política internacional e diplomacia a levou ao Instituto de Ciências Políticas, em Paris. Ela também viveu na Cidade do México, onde administrou uma escola de inglês para negócios, trabalhando com uma equipe de professores e desenvolvendo novos programas – incluindo um feito sob medida para executivos falarem em público. Mudou-se para a região de Aspen em 2012. Seu trabalho mais recente incluiu a colaboração com cientistas, formuladores de políticas, especialistas no clima e filantropos de todo o mundo através de um prêmio para a atenuação da mudança climática. Ela se orgulha de ter trabalho tão de perto com um grupo tão diverso e respeitado de líderes brilhantes.

Em seu tempo livre, Paula gostar de pintar arte abstrata, escrever poesia e contos, e ficar ao ar livre.

Perfil no LinkedIn

Higor Cauê, Gerente Jurídico

Apoia os diferentes aspectos jurídicos do trabalho do Instituto Humanitas360.

Bacharel em Direito e pós-graduando em Direito Penal e Criminologia, Higor foi responsável pelas relações institucionais do Conselho da Comunidade da Vara de Execuções Criminais de Taubaté-SP. Participou do Conselho Gestor da Fundação Casa e foi o mais jovem integrante da Coalizão Internacional Antidrogas da CADCA/ONU. Fez parte do programa de assistência jurídica da Fundação Doutor Manoel Pedro Pimentel – FUNAP. Implantou o Sistema de Automação Digital dos Processos Eletrônicos “e-SAJ” no Centro de Progressão Penitenciária de Tremembé/SP e atuou em mutirões e desenvolvimento de projetos de impacto social para a ressocialização de ex-detentos.

Aos 21 anos, participou das negociações durante rebelião de presos no Centro de Detenção Provisória de Taubaté (SP). Após 30 horas, os 14 reféns foram soltos e ninguém foi ferido.

Perfil no LinkedIn

Paula Carvalho, Gerente de Comunicações

Responsável pela comunicação do Humanitas360, ações nas mídias sociais e relacionamento com a imprensa. 

É jornalista – com passagens pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela revista Bravo! – e cientista social, formada pela Universidade de São Paulo. Atualmente, termina o mestrado em sociologia, pesquisando a fase inicial do rap em São Paulo. 

Adriana Giovana, Gerente do Projeto Empreendedorismo Atrás e Além das Grades no Maranhão

Bacharel em ciências sociais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e especialista em gestão estratégica, desenvolvendo trabalhos com povos e comunidades tradicionais, com foco no acesso e garantia dos seus direitos, às políticas públicas e o desenvolvimento organizacional participativo.

Há 15 anos atua no gerenciamento de negócios sociais pautados nos modos de vidas tradicionais e sustentáveis desses povos e comunidades tradicionais no Maranhão. Essa trajetória a traz para o Humanitas360 para gerenciar as ações de gestão do projeto de implantação e fortalecimento da Cooperativa Cuxá na Unidade Prisional Feminina no Complexo Penitenciário São Luís (UPFEM).

Angela Almeida, Assessora da Presidência

Apoia a Presidente na gestão diária de todos os aspectos do trabalho da organização e dá suporte permanente para a equipe em questões logísticas e operacionais.

Bacharel em Direito, trabalhou no Instituto Brasil Voluntário organizando, em 2001, o Ano Internacional do Voluntário da ONU no Brasil. Foi assistente da Presidência do Museu de Arte Moderna de São Paulo e do Instituto Itaú Cultural entre 2002 e 2019.

Desde 2002, é voluntária nos serviços administrativos da Associação Comunitária Despertar, que oferece cursos técnicos para adolescentes e adultos em São Paulo.

Lucas Barreto, Vídeo Designer

Responsável por toda a captação, roteirização, edição e finalização de nossos produtos em vídeo, fotografias, e apoio à gerência de Comunicação na gestão de nossas mídias sociais.

Profissional com ampla experiência em direção de fotografia e operação de câmera para projetos audiovisuais de documentários, séries de TV, vídeos publicitários e vídeos institucionais. Diretor de fotografia dos documentários longa-metragem: Krenak; 1976 – O Ano da Invasão Corinthiana; Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now!; Carne, Osso; e Duplo Território.

Lucas toca alfaia em um bloco de maracatu nos finais de semana, vai muito ao cinema e gosta de pegar a estrada sempre que possível.

Perfil no Vimeo

Felipe Freitas, Assessor Financeiro

Apoia a diretoria de Planejamento e Finanças na gestão e controladoria, além de responder por todas as questões administrativas e financeiras da organização.

Profissional graduado em Administração de Empresas e técnico em Finanças e Recursos Humanos, acumula experiência nas áreas administrativa, financeira, de crédito e RH. Habituado ao atendimento ao público, gosta de lidar com clientes internos, externos e fornecedores.

Curte filmes e séries de TV, eventos Geeks como CCXP, anime friends ou encontros de cosplay. Ama a Marvel e a DC. Os animes são sua grande paixão.

Perfil no LinkedIn

Leonardo Gomes Stralla, Assessor de Operações

Apoia a diretoria de Planejamento e Finanças, e a gerência de Planejamento na gestão, controladoria e questões administrativas dos projetos.

Cursa Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi supervisor de vendas em Caracas, na Venezuela. No Brasil, trabalhou como auxiliar administrativo e motorista antes de ingressar na equipe do Humanitas360.  

Venezuelano, mora há cinco anos no Brasil. Fala muito bem o português, mas sente saudades das arepas e da bebida de malta de sua terra natal.

Perfil no LinkedIn

Constanza Hasselmann, Estagiária (junho a agosto de 2019) 

Constanza apoiou, durante três meses, a equipe do projeto “Empreendedorismo Atrás e Além das Grades”. Participou das visitas semanais às detentas na penitenciária Feminina de Tremembé, auxiliando no atendimento às detentas cooperadas. Também ajudou a estruturar o “Curso H360”, que será ministrado às cooperadas, visando seu aperfeiçoamento técnico, em corte e costura, noções de empreendedorismo, e soft skills para melhor relacionamento em grupo e futuro sucesso. 

Constanza cursa a Faculdade de Sociologia e Direitos Humanos da Universidade de Stanford, Califórnia. Seus interesses concentram-se na área de direito da mulher, educação e reforma do sistema jurídico. Na Universidade de Stanford, Constanza é representante do Haas Center for Public Service, sendo co-vice-presidente de Impacto Social BASES, o maior grupo de empreendedorismo na universidade. Constanza organizou um workshop de design thinking, desenvolvendo um website para inovação no espaço de gestão para organizações não-governamentais. 

A Constanza nasceu no Rio de Janeiro, cresceu em Washington, D.C. e hoje mora na Califórnia.

Perfil no LinkedIn

CONSELHO INSTITUTO HUMANITAS360

 

Chairman

Fernando Henrique Cardoso

 

 

HUMANITAS360 – BRASIL

  • Adriana Szasz de Franco
  • Alessandro Claudio Lazzari Tomasi
  • Cézar Henrique Alves
  • Marcella Fraga Rocha Marcílio
  • Marcelo Tristão Athayde de Souza
  • Ricardo Marino
  • Rodolfo Henrique Fisher
  • Sérgio Cunha Valente

HUMANITAS360 – EUA

  • Alejandro Ramirez Magana
  • Andrés Velasco
  • Brian Winter
  • César Gaviria
  • Emilio Lozoya
  • Enrique Acevedo
  • Gael Garcia Bernal
  • John Hickenlooper
  • Jorge Quiroga
  • Juan Manuel Galán Pachon
  • Luiz Alberto Moreno
  • Miriam Hyman
  • Moises Naim
  • Oscar Naranjo
  • Pedro Alonzo
  • Raquel Peyraube
  • Ricardo Hausmann
  • Ricardo Lagos
  • Salvador Paiz
  • Stanley Motta