No Dia da Amazônia, celebrado em 5 de setembro, o Instituto Humanitas360 tem a alegria de anunciar a conclusão do projeto que leva água potável para o povo indígena Paiter Suruí. Esta terceira etapa garantiu acesso à água tratada para 435 pessoas distribuídas em seis aldeias da Terra Indígena Sete de Setembro, na zona rural de Cacoal, Rondônia. As implementações foram realizadas em julho deste ano, beneficiando as aldeias Iratana, Linha 9, Amaral/Galway, Betel, Aymoré e Joaquim.
O projeto teve início em 2023, com a instalação de filtros de larga escala nas aldeias Lapetanha e Pabykeb, em Rondônia, impactando cerca de 112 pessoas. No ano seguinte, ganhou novo impulso, com pontos instalados nas aldeias Gamir e Apoena Meirelles, onde beneficiam mais de 80 famílias nos estados de Rondônia e Mato Grosso. Agora, todas as principais aldeias do território Paiter Suruí passam a dispor de água própria para consumo. A escolha dos pontos estratégicos foi realizada com a supervisão do Cacique Almir Suruí.
Esta iniciativa integra os esforços da Coalizão Água Potável para os Povos Indígenas, criada pelo Humanitas360 com seu mantenedor, o PDR Fundo Filantrópico, e a startup de impacto socioambiental Água Camelo para levantar fundos e desenvolver soluções inovadoras para garantir abastecimento de água potável ao maior número possível de aldeias indígenas do país, em particular na Amazônia Legal.
Para ler a Carta de Princípios da Coalizão e ver quem apoia esta causa, clique aqui.