Quem Somos

 

Patrícia Villela Marino, Co-Fundadora e Presidente

Advogada e bacharel em Direito pela Universidade Mackenzie, Patrícia foi aluna ouvinte convidada no curso de Filantropia e Terceiro Setor da J. F. Kennedy School of Government, da Universidade de Harvard. Como presidente do H360, atua para reduzir a violência, aumentar a transparência e estimular a cidadania ativa nos países da América Latina. Desde 2023, integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), da Presidência da República, e o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), do Ministério da Justiça.

Patrícia também é fundadora do CIVI-CO, uma comunidade formada por empreendedores de impacto cívico-socioambiental e organizações do terceiro setor. Foi integrante do conselho fundador do programa Global Shapers, do Fórum Econômico Mundial, e liderou a criação da Plataforma Latino-americana de Políticas de Drogas (PLPD), ação apoiada pelos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (Brasil) e César Gaviria (Colômbia).

Por sua atuação no terceiro setor, Patrícia venceu o Humanitarian Award (2020), outorgado pela Trust for The Americas (OAS); a Medalha do Mérito Cívico Afro-brasileiro da Universidade Zumbi dos Palmares (2022); o XXII Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos (2018); concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; o Prêmio Humanitária do Ano (2016), da BRAVO e o Prêmio PODER de Impacto Social (2011), da ABC Business Awards.

Perfil no LinkedIn

 

Angela Almeida, Assessora da Presidência

Apoia a Presidente na gestão diária de todos os aspectos do trabalho da organização e dá suporte permanente para a equipe em questões logísticas e operacionais.

Advogada e bacharel em Direito pelo Instituto Toledo de Ensino em Bauru, trabalhou no Instituto Brasil Voluntário organizando, em 2001, o Ano Internacional do Voluntário da ONU no Brasil. Foi assistente da Presidência do Museu de Arte Moderna de São Paulo e do Instituto Itaú Cultural entre 2002 e 2019.

Desde 2002, é voluntária nos serviços administrativos da Associação Comunitária Despertar, que oferece cursos técnicos para adolescentes e adultos em São Paulo.

Laura Martini Zellmeister, Gerente de Projetos

Atua junto aos supervisores de projeto, na coordenação entre as diferentes iniciativas realizadas pelo H360.

É bacharel em Administração de Empresas pela FEA-USP e possui especialização em Gestão Ágil de Projetos. Laura tem experiência no campo de impacto social e voluntariado, com foco em desenho de estratégia de responsabilidade corporativa, além de desenvolvimento e gestão de portfólio de projetos sociais. Trabalhou na JPMorgan Chase Foundation com apoio a organizações em seis países da América Latina.

Laura ama animais e em seu tempo livre gosta de fazer aquarela, ler e encontrar com a família e amigos.

Larissa Dias Puerta de Miranda Freire, Diretora Jurídica

É responsável pela consultoria e assessoramento jurídico do Instituto para prestação de seus serviços sociais em total cumprimento às exigências legais relacionadas ao Terceiro Setor.

Advogada e doutora em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em regime de cotutela com a Universidade de Salamanca (Espanha). É bacharel em Direito e mestre em Direito Político e Econômico também pela Universidade Mackenzie, além de especialista em Direito Público pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo. No biênio 2020-21, foi designada para representar o corpo discente das instituições de educação superior na Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES. Foi líder do Polo Osasco da Comissão Permanente de Estágio e Exame de Ordem da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo.

Nos momentos de lazer, Larissa gosta de viajar com a família e reunir o amigos para jogar conversa fora. Ela também ama fazer atividade física.

Diego Silveira, Fotógrafo e Videomaker

Apoia a comunicação na produção de obras audiovisuais, fotografias e de design.

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, tem experiência em projetos de cunho social e sempre teve a produção audiovisual como ferramenta de trabalho, entendimento e intervenção no espaço urbano. Participou da produção de webdocumentários, curtas e documentários independentes.

Pai de pet, gosta de ver séries, ler livros, desenhar e fotografar a cidade no tempo livre.

Perfil no LinkedIn

Flavia Maria da Silva, Auxiliar Administrativa

Presta auxílio em todas as funções da equipe jurídica do Instituto.

Desempenhou papel de liderança no ecossistema de cooperativas de mulheres presas, egressas e vítimas de violência doméstica criado pelo Instituto Humanitas360 desde a sua concepção, em 2018. Presidiu a cooperativa social instalada na Penitenciária Feminina II de Tremembé, no interior de São Paulo. Depois de 10 anos presa, atualmente cumpre regime aberto e sente-se feliz pelo acolhimento do H360 desde o cárcere até a reinserção na sociedade. É estudante de Direito na Universidade Zumbi dos Palmares.

Flávia gosta de aproveitar ao máximo o tempo com a família, pois, para ela, cada minuto ao lado deles hoje é precioso.

Mayana Costa Silva, Supervisora de Projetos no Maranhão

Atua na supervisão de projetos e organização da cooperativa criada pelo H360 em São Luís, no Maranhão, além de prestar suporte nas questões logísticas e operacionais.

É advogada, bacharel em Direito pela Universidade CEUMA e pós-graduanda em Advocacia Tributária pela FESP. Foi conciliadora e mediadora do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, atuando nas audiências do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Comarca de São Luís. Desde 2019, é conciliadora e mediadora voluntária do TJ-MA. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Constituição, Democracia e Direitos Fundamentais.

Mayana ama organização e trabalhar com projetos voltados para a dignidade da pessoa humana. No tempo livre, gosta de ler, assistir séries e curtir uma praia.

Irene Fernandes de Oliveira, Assistente Social

Integra a equipe multidisciplinar do H360, realizando atendimentos com mulheres presas, egressas do sistema prisional e vítimas de violência doméstica.

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Santo Amaro com especialização em Projetos Sociais e Políticas Públicas pelo Senac, além de cursar Direito na Faculdade Peruíbe. Tem experiência com acolhimento institucional para adolescentes e fortalecimento de vínculos para pessoas com deficiência física. Como estagiária de direito no Fórum da Comarca de Peruíbe, participou do livro “Mães Cuidadoras”, que conta a história de mães abandonadas pelos companheiros após o nascimento dos filhos com deficiência.

Por meio da leitura, Irene se atualiza sobre o mundo e sua profissão. No tempo livre, gosta de caminhar na praia, além de assistir a filmes e documentários.

Thais Tiemi Tokuda, Gerente Jurídica

Realiza atendimento jurídico humanizado a mulheres privadas de liberdade, egressas do sistema prisional e em situação de violência doméstica.

Possui graduação em Direito pela Universidade Paulista – UNIP com especialização em Legislação Penal Especial. Advogada, tem experiência nas áreas de processo penal, violência doméstica, execução penal, infância e juventude. Desde 2021, é conciliadora e mediadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, atuando no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) das comarcas de Itanhaém e Penha de França.

Thais gosta de aproveitar os dias de lazer com a família e os animais de estimação.

Marisol Carmona DeLisser, US Operations Manager

Representa o H360 nos Estados Unidos e trabalha em estreita colaboração com a equipe no Brasil para atingir os objetivos da organização.

Marisol se formou na Universidade do Texas em El Paso com bacharelado em Comunicação Organizacional e Corporativa e especialização em Estudos Museológicos. Ela tem experiência nas áreas de hotelaria, turismo, marketing e gestão de operações.

Nas horas vagas, gosta de fazer caminhadas, desenhar, preparar novas receitas e brincar com seus gatos, Cecil e Rufus.

Gabriel Ferreira Silva, Estagiário Jurídico

Apoia a direção executiva e presta suporte nas atividades jurídicas do instituto.

Tem formação técnica em Serviços Jurídicos pelo Instituto Paula Souza e, de 2020 a 2021, estudou História na Universidade de São Paulo. Desde 2022, é aluno da Faculdade de Direito na mesma instituição, onde participa do Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre a Pena e Execução Penal da USP.

Nascido em Sorocaba, Gabriel gosta de ler literatura brasileira, ouvir podcasts de true crime e frequentar shows culturais.

Paulo Henrique Guedes Pereira, Estagiário Jurídico

Apoia a direção executiva e presta suporte nas atividades jurídicas do instituto.

Possui curso técnico em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas. Atualmente, estuda Direito na Universidade de São Paulo.

Nas horas vagas, Paulo gosta de estar acompanhado de uma boa leitura e sair para algum lugar calmo.

CONSELHO INSTITUTO HUMANITAS360

 

Chairperson

Fernando Henrique Cardoso

 

 

HUMANITAS360 – BRASIL

  • Adilson dos Santos Júnior (Ad Júnior)
  • Adriana Szasz Franco
  • Francisca Rodrigues Pereira
  • Jozivânio Santos Santana (Em artes: Jô Santana)
  • Hélio Santos
  • Marcelo Tristão Athayde de Souza
  • Pedro Barbosa
  • Reginaldo Gabriel de Lima
  • Ricardo Villela Marino
  • Roberta Anchieta Silva
  • Sandro Magaldi
  • Sérgio Cunha Valente
  • Viviane Falcão

 

CONSELHO FISCAL

  • Alessandro Tomasi
  • Márcio Novaes Cavalcanti
  • Cleide Aparecida Vitorino
  • Lucilene Silva Prado
  • Márcio Novaes Cavalcanti

HUMANITAS360 – EUA

  • Alejandro Ramirez Magana
  • Andrés Velasco
  • Benito Baranda
  • Brian Winter
  • César Gaviria
  • Enrique Acevedo
  • Erin Trapp
  • Gael Garcia Bernal
  • John Hickenlooper
  • Jorge Quiroga
  • Juan Manuel Galán Pachon
  • Luiz Alberto Moreno
  • Miriam Hyman
  • Moises Naim
  • Oscar Naranjo
  • Pedro Alonzo
  • Raquel Peyraube
  • Ricardo Hausmann
  • Ricardo Lagos
  • Salvador Paiz
  • Stanley Motta

 

DIRETORES (CONSELHO EXECUTIVO)

  • Alan Fleischmann
  • Patrícia Villela Marino
  • Paulo de Rezende
  • Ricardo Villela Marino
  • William Heuseler