Skip to main content

No mês de setembro, o Instituto Humanitas360 realizou dois encontros de Conversas Difíceis, projeto que debate temas sensíveis da nossa sociedade de maneira franca e informada. No dia 11, a 4ª edição da série levou ao auditório do espaço CIVI-CO os esforços do Setembro Amarelo – mês marcado pela conscientização sobre a prevenção do suicídio. Em debate mediado pelo antropólogo Juliano Spyer, três convidados procuraram responder à pergunta: “Como comunidades de fé acolhem parentes e amigos de quem se suicida?”

Em seu depoimento, a psicóloga e escritora Nanna Castro contou como, após a perda da filha, começou a realizar eventos de acolhimento para pais enlutados pelo suicídio dos filhos, além de ir às periferias fazer campanhas de prevenção com os jovens por meio da leitura de HQs – como “O Céu de Celinna”, escrito com base na sua experiência. Na sequência, o pastor batista e teólogo Júnior Martins compartilhou as experiências que levaram à escrita de “A Batalha Silenciosa dos Pastores”, livro que investiga a saúde mental de seus colegas, com o objetivo de desmistificar o tabu em torno da depressão e do suicídio. Por fim, o pastor presbiteriano e sociólogo Valdinei Ferreira, que divulga os benefícios da meditação em ambientes cristãos, defendeu que binômios como honra-vergonha, sucesso-fracasso e culpa-graça sejam substituídos, nas comunidades de fé, pela noção de dignidade.

Edição especial

No dia 15, foi a vez do Itaú Cultural, também em São Paulo, receber uma edição especial de Conversas Difíceis. O evento promoveu o lançamento do documentário “O Lugar Onde Mora a Esperança”, do cineasta paraibano Miguel Salvador, que discutiu a obra na sequência com o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé e Juliano Spyer.

A partir da reflexão sobre os rumos do campo evangélico no Brasil proposta pelo filme, a discussão abordou a relação entre religião e política, a história do cristianismo e o estado atual das comunidades de fé evangélica brasileiras, tanto nas suas contradições como suas potencialidades. “O Lugar Onde Mora a Esperança” está disponível online, no canal Poder de Deus no YouTube.

Conversas Difíceis é um projeto criado pelo Instituto Humanitas360 em parceria com o hub de impacto social CIVI-CO e o antropólogo Juliano Spyer. A edição especial no Itáu Cultural contou com o apoio da Fundação Itaú.

Share