Skip to main content

Aconteceu nesta terça-feira (9) pela manhã a 5ª e última reunião de 2025 da Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial, iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que conta com o apoio do Instituto Humanitas360 e do Instituto Ficus. Com o objetivo de ampliar o diálogo com a sociedade, a audiência foi realizada no auditório do hub de impacto social CIVI-CO.

Durante o evento, foram anunciados os projetos vencedores do 3º Edital de Emendas, viabilizado pelos deputados estaduais Caio França e Eduardo Suplicy, coordenador e vice-coordenador da frente parlamentar, respectivamente. O anúncio foi feito pelos parlamentares ao lado do presidente do Instituto Ficus, Bruno Pegoraro, e da médica ginecologista e obstetra Mariana Prado, que integra a Sociedade Brasileira de Estudo da Cannabis Sativa (SBEC).

No edital, foram contemplados projetos de pesquisa e programas de organizações do terceiro setor (como Turma do Bem e Associação Psicocannabis), das prefeituras de Pereira Barreto e Peruíbe, e ligados às universidades públicas paulistas, entre elas a USP (por meio do InCor – Instituto do Coração do Hospital das Clínicas), a UFSCar e os campi da Unesp em Botucatu e Ilha Solteira. A seleção foi feita pelo Conselho Deliberativo da frente parlamentar, integrado por médicos, farmacêuticos, pesquisadores e especialistas no tema.

A presença do ecossistema de impacto socioambiental positivo do H360, Ficus e CIVI-CO ficou completa com a participação do negócio social Tereza, que confeccionou as nécessaires de tecido natural de Cânhamo entregues aos vencedores, e de sua CEO, Flavia Maria da Silva, que discursou na abertura do evento.

Conheça cada um dos projetos selecionados nesta reportagem do portal G1 e assista à transmissão do evento no vídeo abaixo:

Share