Debate sobre a série “Crentes – Além dos Muros” reuniu pastores e pesquisadores no CIVI-CO
No dia 4 de junho, o auditório do CIVI-CO foi palco de uma conversa iluminadora sobre o crescimento da população evangélica na sociedade brasileira. A noite começou com a exibição do primeiro episódio da série “Crentes – Além dos Muros”, do canal Globonews, seguida de debate com seu diretor, Rafael Norton, o pastor da Soul Igreja e cantor gospel Kleber Lucas, o pastor batista José Marcos e o jornalista Bruno Paes Manso, autor de “A Fé e o Fuzil: Crime e Religião no Brasil do Século XXI”. A mediação ficou por conta do antropólogo Juliano Spyer, consultor da série.
A presidente do Instituto Humanitas360 e cofundadora do CIVI-CO, Patrícia Villela Marino, foi a anfitriã do evento, que deu continuidade à palestra “2020: A Década dos Evangélicos“, ministrada em maio por Spyer no mesmo espaço. Tema da série, a conversa focou na realidade de pequenas igrejas de bairro espalhadas pelo país, longe dos holofotes e distante da imagem associada aos pastores midiáticos. Os três episódios de “Crentes – Além dos Muros” estão disponíveis para assinantes na plataforma de streaming Globoplay.
Além de lembrar a complexidade do segmento evangélico, convidando o público a ouvir os chamados “crentes” em primeira pessoa, os panelistas também reforçaram a necessidade de se respeitar a diversidade da fé brasileira, em especial as religiões de matriz africana. Da plateia, o professor da USP e compositor José Miguel Wisnik pediu a palavra e encerrou a noite, dizendo-se esperançoso com o que ouviu e “convertido” para a importância do tema.
Confira o vídeo-resumo do evento: