Skip to main content

No dia 8 de maio, o Instituto Humanitas360 revelou uma instalação inédita produzida com Cânhamo na abertura para convidados da 19ª Bienal de Arquitetura de Veneza, na Itália. A obra, feita em parceria com os arquitetos Pedro Mendes da Rocha e Chico Gitahy e com o Instituto Ficus, foi concebida especialmente para a “Biennale Architettura 2025” e dá início às celebrações de 10 anos de fundação do H360. O evento abriu para o público geral no dia 10 de maio e permanece em cartaz até 23 de novembro de 2025.

Dentro da instalação, um grande monitor de LCD exibe outro vídeo, com cerca de 4 minutos, que mostra o processo produtivo dos painéis de Cânhamo utilizados em sua estrutura, além de destacar outros materiais construtivos à base da planta e seus usos na arquitetura contemporânea.

Em um salto no tempo, mostramos descobertas arqueológicas revelando que, há mais de 6 mil anos, a cultura Jomon do Japão já utilizava o Cânhamo em suas casas e roupas. Através dos milênios, o vídeo aborda outros usos da planta por diversas culturas. A mensagem final é que o futuro da humanidade pode depender muito do Cânhamo, uma das mais rápidas sequestradoras de carbono atmosférico do reino vegetal.

Extensão virtual

Um QR Code incluído na instalação leva “Inovação Ancestral: Cânhamo, Sustentabilidade e o Futuro da Arquitetura” para o ambiente virtual. No site, criado pelo Instituto Humanitas360 especialmente para o projeto, você pode explorar a história do Cânhamo, conhecer a sua aplicabilidade na construção e descobrir o papel que a planta pode desempenhar no combate à emergência climática.

Descubra em www.humanitas360.org/hemp.

Share