Presidente do H360 fala em evento do Senappen sobre trabalho no sistema prisional
No dia 16 de abril, a presidente do Instituto Humanitas360 participou do Seminário Nacional de Trabalho no Âmbito do Sistema Prisional, realizado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais em Brasília. Em seu discurso, Patrícia Villela Marino defendeu o papel ativo da sociedade civil no sistema prisional, de modo a colaborar para que o trabalho no cárcere tenha visibilidade, reconhecimento e perspectiva de carreira, permitindo que as pessoas privadas de liberdade construam, durante o cumprimento de pena, alternativas de vida com dignidade e longe do crime. Ela também apresentou a história do H360 com o modelo de empreendedorismo cívico-social adotado nas cooperativas sociais instaladas pelo instituto em penitenciárias de São Paulo e do Maranhão.
“Qual de nós não pensa na sua carreira?”, indagou a presidente do H360. “E por que não pensar que estas pessoas, as nossas pessoas, também precisam pensar em carreira? Eu faço um alerta de que a facção criminosa faz carreira. O Estado, a sociedade civil, não estão dando a oportunidade de que os nossos privados de liberdade tenham uma carreira de vida, o seu trabalho.”
“Não podemos ficar no trabalho sem o valor social desse trabalho, sem que ele seja regenerativo”, explicou. “Senão, vamos ficar no trabalho robotizado, que não traz dignidade e não traz perspectiva de carreira. Um trabalho que não traz o sonho acordado de se reintegrar numa sociedade que só nos reconhece, infelizmente, pelo trabalho.”
Assista à palestra na íntegra pelo link abaixo: