Índice de Engajamento Cidadão

Índice de Engajamento Cidadão

O que é

Estudo comparativo do nível de engajamento e participação cívico-social dos habitantes de sete países das Américas, baseado numa cesta de indicadores coletados por diversos institutos de pesquisa. O trabalho de levantamento de dados e análise foi desenvolvido pela The Economist Intelligence Unit (EIU), a partir de metodologia própria e recorte desenvolvido em parceria entre o H360, EIU e um painel de especialistas especialmente convidados. Ne sua primeira edição, lançada em março de 2018, foram incluídos os seguintes países (pela ordem do nível de engajamento apurado): 1º Estados Unidos, 2º Chile, 3º Colômbia, 4º México, 5º Brasil, 6º Guatemala, 7º Venezuela.

Objetivos

Pesquisar o ambiente legal, as condições reais e as percepções da população para o exercício da cidadania em sete países do continente americano. A divulgação dos dados da pesquisa na mídia, em eventos e instituições de ensino, serve com o instrumento para fomentar a reflexão sobre participação e engajamento cidadão.

Imagem de capa da versão impressa do Índice (link para download mais abaixo nesta página)

Saiba mais

Clique aqui para fazer download do arquivo com o estudo completo do Índice (formato PDF) 

O vídeo abaixo mostra como utilizar o arquivo em formato Excel com o banco de dados completo reunindo todos os indicadores que compõem o Índice.

Links

Violência afeta exercício da cidadania no Brasil, aponta estudo”  (artigo sobre o Índice publicado no jornal Folha de S. Paulo).

Brasileiro participa de protestos, mas não acredita em impacto no governo, diz pesquisa” (artigo sobre o Índice publicado no jornal O Globo)