Índice de Engajamento Cidadão

O que é

Estudo comparativo do nível de engajamento e participação cívico-social dos habitantes de sete países das Américas, baseado numa cesta de indicadores coletados por diversos institutos de pesquisa. O trabalho de levantamento de dados e análise foi desenvolvido pela The Economist Intelligence Unit (EIU), a partir de metodologia própria e recorte desenvolvido em parceria entre o H360, EIU e um painel de especialistas especialmente convidados. Ne sua primeira edição, lançada em março de 2018, foram incluídos os seguintes países (pela ordem do nível de engajamento apurado): 1º Estados Unidos, 2º Chile, 3º Colômbia, 4º México, 5º Brasil, 6º Guatemala, 7º Venezuela.

Objetivos

Pesquisar o ambiente legal, as condições reais e as percepções da população para o exercício da cidadania em sete países do continente americano. A divulgação dos dados da pesquisa na mídia, em eventos e instituições de ensino, serve com o instrumento para fomentar a reflexão sobre participação e engajamento cidadão.

 Imagem de capa da versão impressa do Índice (link para download mais abaixo nesta página)

Imagem de capa da versão impressa do Índice (link para download mais abaixo nesta página)

Saiba mais

Clique aqui para fazer download do arquivo com o estudo completo do Índice (formato PDF) 

O vídeo abaixo mostra como utilizar o arquivo em formato Excel com o banco de dados completo reunindo todos os indicadores que compõem o Índice.

Links

Violência afeta exercício da cidadania no Brasil, aponta estudo”  (artigo sobre o Índice publicado no jornal Folha de S. Paulo).

Brasileiro participa de protestos, mas não acredita em impacto no governo, diz pesquisa” (artigo sobre o Índice publicado no jornal O Globo)