Skip to main content

No dia 10 de outubro, o Instituto Humanitas360 realizou a sua Reunião Anual do Conselho de 2025. O evento ocorreu de forma presencial em São Paulo, no hub de impacto social CIVI-CO, e virtual, garantindo ampla participação de conselheiros e parceiros do H360 no Brasil, em países da América Latina e nos EUA.

O Presidente do Conselho, Embaixador Rubens Ricupero, abriu os trabalhos com um discurso de boas-vindas, compartilhando o “sentimento positivo” que nutria diante da “continuidade e estabilidade dos trabalhos” e da “diversificação das áreas” de atuação do Instituto, mencionando o amparo continuado aos egressos do sistema prisional e a campanha de advocacy pelo Cânhamo industrial, renovada pela participação, neste ano, do H360 na Bienal de Arquitetura de Veneza.

Falando por videoconferência, a presidente do Humanitas360, Patrícia Villela Marino, saudou a “amizade cívica” que envolvia todos os presentes, prestou homenagem ao ex-presidente da República e presidente emérito do Conselho H360, Fernando Henrique Cardoso, e lembrou das comemorações que animam os trabalhos em 2025. “Estamos completando 10 anos de H360, motivo de muita felicidade e da plena certeza de que os objetivos que motivaram a sua criação, em 2015, permanecem vivos e agravados: nunca precisamos tanto do exercício diário da cidadania ativa quanto hoje – seja no Brasil ou em qualquer parte das Américas”, disse.

Na sequência, foram realizadas apresentações de Ricardo Anderáos, diretor-executivo do PDR Fundo Filantrópico – criado por Patrícia e Ricardo Villela Marino com o filho Daniel e que é mantenedor do Humanitas360 –, do presidente do Instituto Ficus de Pesquisas Sociais e Econômicas da Cannabis, Bruno Pegoraro, e da gerente de projetos do H360, Laura Martini Zellmeister.

Com os olhos voltados para 2026, o Embaixador Rubens Ricupero conduziu um debate com o antropólogo Juliano Spyer sobre o projeto Conversas Difíceis, que terá seu escopo temático expandido para abrigar questões sensíveis da sociedade brasileira e latino-americana. Conselheiros e parceiros convidados participaram da conversa, dando sugestões de temas para a série que começou este ano numa parceria entre H360, CIVI-CO e Spyer.

O encontro terminou com uma visita à nova loja de rua e oficina do negócio social Tereza, parceiro estratégico do Humanitas360 que capacita e gera renda para mulheres egressas do sistema prisional. Na oportunidade, Flavia Maria da Silva – egressa do sistema, ex-presidente de cooperativa social criada pelo H360 e atual CEO da marca – apresentou o espaço e a equipe de Tereza para os convidados.

Os conselheiros do Board Executivo, Patrícia e Ricardo Villela Marino, Paulo de Rezende e William Heuseler, participaram por videoconferência. Estiveram presentes no CIVI-CO o conselheiro Reginaldo Lima e os advogados Marcos Chaves Ladeira e Sarah Hakim. Acompanharam online os conselheiros Adriana Szasz Franco, Erin Trapp, Fernando Grostein, Jô Santana, general Óscar Naranjo, Pedro Alonzo, Piero Bonadeo, Renata Moura, Roberta Anchieta, Stanley Motta e Viviane Falcão, além dos parceiros e amigos convidados Eduardo Salcedo-Albarán, Jane Rieper, Maurício Stegemann Dieter, Panagiotis Papatheologou e Sergio Valente. Veja imagens do encontro abaixo.

Share