Skip to main content
Cidadania AtivaNotícias

7º edição de “Conversas Difíceis” aprofundou debate sobre Cannabis medicinal no Brasil; assista

Em 17 de novembro, o Instituto Humanitas360 realizou um debate aprofundado sobre o uso medicinal da Cannabis no auditório do CIVI-CO, em São Paulo, marcando a 7ª edição da série Conversas Difíceis. “Cannabis medicinal: mito ou realidade?” foi a pergunta norteadora do encontro que, mediado pelo antropólogo Juliano Spyer, abordou o potencial e os limites da aplicação terapêutica da planta.

O médico psiquiatra, professor da UFPB e vice-presidente da Associação Médica Brasileira de Endocanabinologia, Wilson Lessa, defendeu que é preciso quebrar o silêncio entre os médicos a respeito do tema e ampliar, desde a formação universitária, o ensino sobre o sistema endocanabinoide e sua interação com substâncias da planta, como o CBD e o THC.

Coordenadora do GT sobre Cannabis medicinal no Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, a farmacêutica e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Margarete Akemi Kishi, recomendou evitar tanto a “caça às bruxas” quanto a crença cega de que as plantas medicinais podem ser usadas “para tudo e de qualquer forma”.

Por fim, a psicoterapeuta e doutora em ciências Fátima Padin, que coordena o módulo sobre dependência química em curso de especialização da Unifesp, alertou para a necessidade de realizar estudos científicos mais sólidos, diversificados e de longo prazo, a fim de garantir boas práticas na área médica e políticas públicas responsáveis.

Assista ao debate completo no canal do H360 no YouTube:

Share