Com apoio do H360, egressas do sistema prisional e colaboradoras de Tereza confeccionam figurinos de musical sobre Martinho da Vila
Desde 15 de julho, a criação e os ensaios de “Martinho, Coração de Rei – O Musical” acontecem a todo vapor na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. O espetáculo, que celebra o músico e escritor Martinho da Vila, conta com a participação de colaboradoras do negócio social Tereza e apoio do Instituto Humanitas360. Graças a essa parceria, nove mulheres egressas do sistema prisional estão costurando e bordando cerca de 300 peças sob a supervisão do figurinista Cláudio Tovar.
A confecção marca a retomada de parceria iniciada em 2022, quando Tereza contribuiu para os figurinos de “Marrom, o Musical”, peça que percorreu o Brasil homenageando a vida e o legado da cantora Alcione. Ambos os espetáculos foram idealizados pelo produtor Jô Santana e têm direção assinada por Miguel Falabella. Escrito pela intelectual Helena Theodoro, “Martinho, Coração de Rei” estreia no dia 20 de setembro no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Os ingressos já estão à venda.
“É com grande alegria que a Tereza repete o sucesso da parceria com Jô Santana e Miguel Falabella. Vivenciamos essa parceria no espetáculo ‘Marrom’, da Alcione, em que parte do figurino foi confeccionado no Maranhão, dentro do sistema prisional”, diz Lúcia Helena Araújo Ribeiro, CEO de Tereza. “Atualmente, a Tereza em São Paulo assume integralmente o figurino do musical sobre Martinho da Vila, sendo que algumas peças são bordadas por egressas no Maranhão. Essa parceria empodera as Terezas e demonstra que a arte ressignifica e transforma vidas”.
Confira, no vídeo abaixo, os bastidores desse lindo trabalho de mudança de paradigmas.