Na Semana do Meio Ambiente, equipe do H360 vai a Rondônia para definir nova aldeia Paiter Suruí que receberá filtro de água potável
No início de junho, quando é comemorada a Semana do Meio Ambiente, as equipes do Instituto Humanitas360 e de seu mantenedor, o PDR Fundo Filantrópico, vão visitar o estado de Rondônia para reencontrar o povo Paiter Suruí e sua liderança, o Cacique Almir Suruí. A viagem tem, entre seus objetivos, definir qual aldeia da Terra Indígena Sete de Setembro receberá o quinto ponto de distribuição de água potável levado à região pelo H360 e o PDR, em parceria com a startup de impacto socioambiental Água Camelo.
O projeto teve início em 2023, com a instalação de filtros de larga escala nas aldeias Lapetanha e Pabykeb, em Rondônia, impactando cerca de 112 pessoas. Neste ano, ganhou novo impulso, com pontos recém-instalados nas aldeias Gamir e Apoena Meirelles, onde vão beneficiar 65 e 17 famílias Paiter Suruí em Rondônia e no Mato Grosso, respectivamente. No mapa acima, você confere a localização de cada uma das aldeias.
A instalação dos filtros integra as ações da Coalizão Água Potável para os Povos Índigenas, criada pelo H360 e o PDR com a Água Camelo. A iniciativa busca levantar fundos e desenvolver soluções inovadoras para garantir abastecimento de água potável ao maior número possível de aldeias indígenas do país, em particular na Amazônia Legal. Desde o lançamento em março deste ano, durante o evento “O Futuro da Água Hoje” no espaço CIVI-CO, em São Paulo, a coalizão já conquistou o apoio de dezenas de personalidades, como o fotógrafo Sebastião Salgado, o empresário e filantropo Elie Horn e o jurista Nelson Jobim.
Saiba mais sobre a iniciativa: