H360 articula rede de organizações pela educação inclusiva em seminário na Câmara de São Paulo
No dia 1º de agosto, o Instituto Humanitas360, em rede com Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Alana, Instituto Olga Kos e Mais Diferenças, realizou o seminário “Diálogos sobre Práticas de Educação Inclusiva” na Câmara Municipal de São Paulo. A vereadora Cris Monteiro acolheu a iniciativa, viabilizou a articulação com as secretarias municipais da Educação e da Pessoa com Deficiência, e conduziu a abertura do evento.
Participando da mesa de abertura, a presidente do H360, Patrícia Villela Marino, compartilhou o relato pessoal que motivou a criação do seminário: o caso de uma mãe cujo filho com deficiência enfrentou situações de violência no sistema educacional paulistano, obrigando a família a deixar a capital. Ela defendeu que toda a sociedade civil deve exercer escuta ativa e pressionar por melhorias concretas junto aos gestores públicos, incluindo uma revisão orçamentária que viabilize a formação e a contratação de profissionais para a Educação Especial.
“Diálogos sobre Práticas de Educação Inclusiva” representou um movimento articulado nessa direção, reunindo contribuições essenciais de representantes de todas as organizações participantes, bem como professores, familiares e alunos PcDs da rede pública. Também foram ouvidas gestoras das pastas de Educação e Pessoa com Deficiência do município, além de representação do mandato da vereadora Marina Bragante.
A íntegra do seminário está disponível no canal da Câmara de São Paulo no YouTube. Assista aqui.