Líderes mundiais participam do lançamento do Instituto Humanitas360 no México

Líderes mundiais participam do lançamento do Instituto Humanitas360 no México

Começamos a criar uma nova América Latina. O Instituto Humanitas360 teve seu lançamento com um evento às vésperas da edição latino-americana do Fórum Econômico Mundial. A Humanitas360, com sede nos Estados Unidos, tem como missão fortalecer a cidadania para fomentar um novo pacto social entre indivíduos e seus governos no continente. Esta iniciativa busca construir uma região vibrante, conectada e ativa para as futuras gerações através de cidadãos engajados em aprimorar as instituições públicas de seus países. A Humanitas360 espera criar sociedades mais seguras, governos mais transparentes e aptos a desenvolver políticas públicas centradas nas necessidades dos cidadãos.

O evento contou com a participação de 50 convidados, entre eles lideranças mundiais, professores, membros da mídia, ativistas e outros especialistas. O debate foi moderado pelo âncora da Fusion e Univision Enrique Acevedo, e os palestrantes convidados foram Luis Alberto Moreno, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Óscar Naranjo Trujillo, um dos líderes no processo de pacificação na Colômbia, o professor Ricardo Hausmann, da Universidade de Harvard e os ativistas em tecnologia e cidadania Eduardo Salcedo, do Vortex, e Jorge Soto, do Citivox.

__________________________________

Discurso introdutório de Patrícia Villela Marino no evento de lançamento do Instituto Humanitas360 no dia 6 de maio de 2015, na Riviera Maya, México

“Levantando um Novo Cidadão Latino-Americano”

“Impropriedade está por toda parte: a nossa volta, entre nós na América Latina. Cidadãos têm pouca esperança de mudança real, desiludidos por políticas ineficazes, políticas irresponsáveis e sem perspectivas de longo-prazo, instituições indiferentes e governanças frágeis. Cidadãos estão no âmago da democracia e cidadania é sobre a participação democrática, que viabiliza a canalização de frustrações e reclamações genuínas da população. Queremos empoderar cidadãos para darmos de volta a eles direitos integrais de cidadania que os dá a capacidade de contestar e mudar a nossa realidade. Queremos restaurar a esperança, escutando e empoderando as gerações jovens, futuros líderes, e futuros cidadãos.

Duas instituições guiam adolescentes de nossa região no caminho à maioridade: a faculdade e a prisão.

Na minha jornada pessoal nos últimos cinco anos e mais intensamente nos últimos três, quando eu e meus amigos começamos a Plataforma Latino-Americana de Políticas de Drogas, eu vi adolescentes serem mais levados às prisões (situação de encarceramento) do que à faculdade. Alguns deles eram presos enquanto outros recebiam uma nova chance baseada na cor de sua pele, nível social, situação financeira e seus históricos.

Eduardo, nascido e criado em uma favela violenta de São Paulo por um pai que pagou sua dívida para com a justiça e a sociedade, teve a força e a coragem de ir atrás de seu sonho de ser jornalista. Hoje, Eduardo inspira esperança em milhares de adolescentes todos os dias.

O Juiz Jayme Garcia criou o SEMEAR, um programa inovador para restaurar justiça, apoiado pela sociedade civil e outras instituições. O Juiz Jayme inspira esperança no sistema de justiça criminal e na sociedade.

UPDATE é uma iniciativa de jovens ativistas para engatilhar participação cidadã para trazer de volta processos políticos para mais perto de indivíduos, para garantir transparência e responsabilidade das instituições. Eles inspiram esperança entre jovens.

“Ilegal” é a luta apaixonada, poderosa e desesperada de mães brasileiras para transformar a maconha medicinal, que é de fato ilegal no Brasil, legal para o benefício do presente mais precioso que a vida as deu: um ser em necessidade. A regulamentação da maconha medicinal foi modificada, e a sociedade brasileira tem aceitado falar sobre algo que antes era um tabu. Essas mães inspiram esperança no poder de cidadãos em promover mudanças na lei.

Nós temos esperança neles, e sabemos que eles prevalecerão. Esperança é importante. No entanto, não queremos somente inspirar e espalhar esperança. Através do empoderamento de nossos companheiros latino-americanos, queremos criar cidadãos latino-americanos renovados e hábeis para discutir a importância do hoje para as gerações de amanhã para que lidem com as questões urgentes da nossa região. Confiamos em todos os juízes visionários como Jayme, todos os sonhadores como Eduardo, todas as pessoas com compaixão como Tarso e Raphael. Nós estamos os conectando e precisamos da sua ajuda para apoiá-los.

Será que os latino-americanos querem ser mantidos vítimas de sua conjuntura ou queremos ser conhecidos como protagonistas das mudanças bem planejadas que precisamos levar à frente?

Por muito tempo, especialistas e governos tentaram aliviar a pobreza com a riqueza. Realmente não deu certo. Olhe à sua volta!

Inclusão social e empreendedora dos mais pobres têm que ser feita com justiça, governança sádia, e empoderamento de cidadãos.

Estando aqui e dando continuidade à missão de empoderamento de cidadãos da Humanitas360, podemos coletivamente engajar na questão de modo que futuras gerações se lembrarão deste tempo como anos em que mudamos o jogo.

Amigos, temos grandes instituições, fundamentos bem estabelecidos, iniciativas inovadoras que devem se conhecer e estar conectadas para poderem então criarem sinergia e impacto, para levar a diante esperança e dispersar conhecimento para empoderar latino-americanos que não estão aqui neste lugar, mas que são a nossa gente e devem ser nossos cidadãos, a nossa responsabilidade!
Obrigada.”