“Não pode haver justiça sem paz, e não pode haver paz sem justiça.”

“Não pode haver justiça sem paz, e não pode haver paz sem justiça.”

Em São Paulo, General Naranjo fala sobre processo de paz com as FARC

A Humanitas360 (H360) em parceria com a Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso organizou uma palestra em São Paulo com o General Óscar Naranjo, o negociador chefe do processo de paz com as FARC. Naranjo falou sobre o que se pode esperar agora que as negociações com o grupo de guerrilha estão quase completas. A palestra aconteceu em forma de mesa redonda e contou com a participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-presidente do Chile Ricardo Lagos e o Senador da Colômbia Juan Manuel Galán.

A discussão se deu em torno de dois temas: o futuro da Colômbia e da América Latina em vista do processo de paz, e as lições que se pode aprender com a história da Colômbia. Os quatro palestrantes são membros da H360 e vieram a São Paulo para a realização da primeira reunião de conselho da organização. Outros membros da H360 também estavam presentes na plateia incluindo Martín Santos, o Diretor Executivo da Fundación Buen Gobierno.

General Naranjo dedicou sua vida a serviço dos cidadãos colombianos. Ele trabalhou na polícia nacional colombiana por 36 anos, comandando as maiores derrotas das FARC e de cartéis de drogas colombianos. Posteriormente, Naranjo se tornou o negociador chefe no processo de paz das FARC. Contudo, atingir a proposta de paz não é o único desafio do país, já que é necessário considerar os resultados e ramificações do acordo.