Tecnologia e transparência pautam roda de conversa da H360 em São Paulo

Tecnologia e transparência pautam roda de conversa da H360 em São Paulo

Há pouco mais de um ano, quando o Humanitas360 ingressou em uma parceria com o MIT Media Lab para estudar o aplicativo Promise Tracker no Brasil, o instituto buscava desenvolver ainda mais esta plataforma cívica, mas não imaginava todos os desdobramentos que o projeto teria.

No último 31 de maio, o H360, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o MIT Media Lab, reuniu parceiros e apoiadores para uma roda de conversa sobre transparência e tecnologias cívicas, celebrando a conclusão do projeto que estudou o engajamento de estudantes no Pará em torno do tema da merenda escolar.

O evento, que aconteceu no Cubo em São Paulo, contou com a presença de Luis Alberto Moreno, presidente do BID, Gilberto Waller Junior, Ouvidor-Geral da União (CGU), e João Marcelo Borges, Especialista em Educação do BID.

“Desde que começamos o trabalho com o MIT, estávamos especialmente interessados em investigar como tecnologias cívicas como o Promise Tracker [conhecido como Monitorando a Cidade no Brasil] funcionam no contexto do cidadão. Será que essas ferramentas funcionam mesmo? Como se dá o processo de engajamento cidadão através de novas tecnologias? Estas eram algumas das perguntas que queríamos estudar com o intuito de incentivar mobilizações cívicas e maior participação cidadã”, comentou Piero Bonadeo, vice-presidente do H360.

Ao todo, o projeto estudou o processo de monitoramento da merenda escolar em 28 escolas públicas, onde cerca de 26.000 alunos estão matriculados, em Santarém, Belém e Ponta de Pedras no Pará. O monitoramento levou em consideração a frequência e qualidade da merenda escolar. Em Santarém, os dados coletados foram entregues ao Ministério Público que pôde, por sua vez, promover melhorias na merenda escolar.

Durante o processo, estudantes também tiveram a oportunidade de aprender sobre diversos temas como, por exemplo, a fiscalização de serviços públicos, o processo de interação entre cidadão e o Ministério Público, entre outros.

“Os cases que estamos acompanhando em Santarém e Belém são exemplos claros que a mobilização social é a chave para que tecnologias cívicas funcionem e atinjam escala. Poder ver todos os frutos que este projeto rendeu em um ano é motivo de muito orgulho para o nosso instituto”, disse Patrícia Villela Marino, presidente do H360.

Com a casa cheia, a roda de conversa, moderada por Paulo Rezende, do H360, reuniu todos os parceiros: Emilie Reiser (líder de projetos do MIT Media Lab), Profa. Dra. Gisele Craveiro (diretora do Co:Lab da USP), Ivan Costa (presidente do Observatório Social de Belém), Eliana Mara (fundadora do Projeto SOL), Profa. Dra. Lidiane Silva (Universidade Federal do Pará, UFPA) e Marcelo de Paula (Auditor Federal do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, CGU).

“Problemas complexos de nossa sociedade exigem a participação de um amplo conjunto de atores comprometidos com soluções. Neste caso de monitoramento da merenda escolar na rede de ensino pública do Pará, o Instituto Humanitas360 teve a honra de conhecer e colaborar com jovens cidadãos engajados, a academia, a sociedade civil organizada, e órgãos de controle. Acreditamos que, energizados pelo engajamento dos alunos paraenses e apoiados pela ampla rede de parceiros, demonstramos a importância do engajamento cidadão na melhoria dos serviços públicos”, enfatizou Paulo de Rezende, líder do projeto da H360.

O H360 continuará apoiando o trabalho de engajamento cidadão através do Monitorando a Cidade no Pará. A nova etapa do projeto terá o apoio da UFPA e a CGU, que vão acompanhar e analisar a coleta de dados sobre a merenda escolar por estudantes em 15 escolas de Belém, com o objetivo de melhorar este serviço público. Vale ressaltar que, mesmo que o Monitorando tem sido utilizado para fiscalizar a merenda escolar nos casos em que o H360 tem trabalhado, o aplicativo pode ser utilizado para avaliar e monitorar qualquer serviço público. O app é uma ferramenta de código aberto e disponível gratuitamente ao público em geral.