Em cerimônia que destacou a união, a representatividade feminina e direitos conquistados nos últimos 20 anos, a presidente do Instituto Humanitas360, Patrícia Villela Marino, foi premiada com o Troféu Raça Negra na noite de 21 de novembro, na Sala São Paulo.
Criado para celebrar personalidades atuantes no combate ao racismo e na defesa da população negra, o troféu homenageou 20 mulheres, entre elas a ativista Graça Machel, viúva de Nelson Mandela, a ex-presidente Dilma Rousseff, a socióloga Neca Setubal, da Fundação Tide Setubal, e a escritora moçambicana Paulina Chiziane, primeira mulher negra a vencer o Prêmio Camões de literatura.
Em seu discurso, Patrícia Villela Marino ressaltou a importância do letramento racial, inclusive para que pessoas brancas deixem de ser “instrumentos da branquitude e do branqueamento” para se tornarem “promotores de letramento”.
A presidente do H360 também dedicou o troféu a todas as mulheres negras, marginalizadas e periféricas do sistema penitenciário. “Hoje eu trabalho com elas, para que elas sejam empresárias e empreendedoras, para que voltem a ser mães, avós, tias, irmãs, professoras. É a elas que dedico esse prêmio.”
Veja como foi em nosso canal no YouTube:
[/cmsmasters_text][/cmsmasters_column][/cmsmasters_row][cmsmasters_row data_padding_bottom=”50″ data_padding_top=”0″ data_bg_parallax_ratio=”0.5″ data_bg_size=”cover” data_bg_attachment=”scroll” data_bg_repeat=”no-repeat” data_bg_position=”top center” data_color=”default” data_bot_style=”default” data_top_style=”default” data_padding_right=”3″ data_padding_left=”3″ data_width=”boxed”][cmsmasters_column data_width=”1/1″][cmsmasters_embed link=”https://www.youtube.com/watch?v=5f57PSNFP30″ animation_delay=”0″][/cmsmasters_column][/cmsmasters_row]