Mulheres são homenageadas no Troféu Raça Negra 2022

Mulheres são homenageadas no Troféu Raça Negra 2022

Em cerimônia que destacou a união, a representatividade feminina e direitos conquistados nos últimos 20 anos, a presidente do Instituto Humanitas360, Patrícia Villela Marino, foi premiada com o Troféu Raça Negra na noite de 21 de novembro, na Sala São Paulo.

Criado para celebrar personalidades atuantes no combate ao racismo e na defesa da população negra, o troféu homenageou 20 mulheres, entre elas a ativista Graça Machel, viúva de Nelson Mandela, a ex-presidente Dilma Rousseff, a socióloga Neca Setubal, da Fundação Tide Setubal, e a escritora moçambicana Paulina Chiziane, primeira mulher negra a vencer o Prêmio Camões de literatura.

Em seu discurso, Patrícia Villela Marino ressaltou a importância do letramento racial, inclusive para que pessoas brancas deixem de ser “instrumentos da branquitude e do branqueamento” para se tornarem “promotores de letramento”.

A presidente do H360 também dedicou o troféu a todas as mulheres negras, marginalizadas e periféricas do sistema penitenciário. “Hoje eu trabalho com elas, para que elas sejam empresárias e empreendedoras, para que voltem a ser mães, avós, tias, irmãs, professoras. É a elas que dedico esse prêmio.”

Veja como foi em nosso canal no YouTube: