“A Democracia ainda está aqui, e nós estamos com ela”: leia mensagem da presidente do H360 após vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro
Neste Dia de Reis, gritamos bem alto: a Democracia ainda está aqui, e nós estamos com ela!
Foi com profunda emoção cívica que eu e meu marido Ricardo Villela Marino abraçamos Fernanda Torres logo após sua premiação, junto do diretor Walter Salles e do elenco de “Ainda Estou Aqui”, nesta noite inesquecível em Los Angeles.
Uma noite histórica não apenas para o Brasil ou para a indústria do cinema, mas para todos os lugares onde os populistas do século 21 vendem a ilusão de que o autoritarismo é solução para a corrupção e a violência social.
No filme, ao fazer seus filhos sorrirem insistentes diante do fotógrafo, que pedia um ar de tristeza na reportagem sobre o desaparecimento de seu marido Rubens Paiva, a Eunice vivida por Fernanda Torres vacina todos nós contra o medo semeado pelo militarismo. E nos envia uma segunda mensagem, ainda mais atual: a anistia não é caminho para a paz social. Se os torturadores de 1964 escaparam incólumes, os terroristas do 8 de janeiro não passarão. A Democracia ainda está aqui, e nós estamos com ela!
A emoção cívica do abraço de Fernanda é a mesma que sinto no abraço de mulheres encarceradas há anos pelo porte de pequenas quantidades de droga, indígenas que não encontram água potável em sua floresta ou mães que lutam para conseguir medicamentos à base de Cannabis para seu filho autista.
É a mesma emoção de abrigar novos empreendedores sociais no CIVI-CO ou trabalhar incessantemente em Brasília, junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, na defesa dessas causas, do investimento social privado ou da transparência na gestão pública.
Como símbolo desses esforços, sobre minha mesa na festa dos Golden Globes, o protótipo de uma nova bolsa que estamos desenvolvendo com mulheres egressas do sistema prisional no negócio social Tereza marcou sua presença na Cidade dos Anjos.
Em nome de minha família quero dar novamente meus parabéns a Fernanda Torres, Marcelo Rubens Paiva, Walter Salles e Selton Mello, bem como saudar a memória de Eunice e Rubens Paiva. E lembrar mais uma vez: hoje é dia de festa! Hoje é Dia de Reis!
Patrícia Villela Marino
Presidente do Instituto Humanitas360