Artigo: José Gregori, Um Ícone da Justiça e dos Direitos Humanos

Artigo: José Gregori, Um Ícone da Justiça e dos Direitos Humanos

Por Patrícia Villela Marino

Nascido em 13 de outubro de 1930, José Gregori viveu 92 anos em prol da justiça, democracia e direitos humanos. Embora seu aniversário seja motivo de celebração da vida de um homem extraordinário, este ano marca uma mudança, a passagem de um gigante. Gregori nos deixou no mês passado, mas seu legado permanece eterno nos corações e mentes dos brasileiros.

Gregori reuniu em si a Academia, a fé e o conhecimento. Uniu o que parecia estar separado a serviço do mesmo fim: fazer de seu humanismo e inteligência faróis para pavimentar o caminho da justiça social. Movido pela compaixão, atravessou polarizações políticas passadas e presentes para, no limite de suas disposições, tornar realidade este amor Ágape.

Formado em Direito pela Universidade de São Paulo, José Gregori serviu como Secretário de Segurança Pública paulista e, mais tarde, como Ministro da Justiça, sempre com um foco em direitos humanos e na implementação de políticas mais justas para todos. Sua abordagem equilibrada e ponderada lhe conferiu grande respeito, mesmo em um cenário político muitas vezes dividido.

José Gregori aconselhou e colaborou em distintas ocasiões com meu trabalho à frente do Instituto Humanitas360. Em 2017, sua participação foi fundamental nas atividades da Coalizão pela Mudança do Paradigma sobre Pena e Prisão. Generoso, aceitou nosso convite para participar de workshops e rodas de conversa, nas quais enfatizou que a situação prisional no Brasil é sintoma de déficit civilizatório e baixa consideração com os direitos humanos.

Esta contribuição foi decisiva para a criação do programa Empreendedorismo Atrás e Além das Grades do H360, que inclui os projetos de cooperativas sociais de mulheres presas e o LAB360, que fornece computadores para que presos estudem e realizem visitas sociais virtuais. Nestas ações, procuramos colocar em prática o que aprendemos com José Gregori: não basta abordar apenas as consequências da criminalidade e da injustiça social, mas principalmente as suas causas, como a desigualdade de acesso ao mercado de trabalho e ao sistema de ensino. 

Em outras palavras, ele foi para todas e todos nós um farol de integridade e compaixão. Seu envolvimento conosco não foi apenas profissional, mas pessoal. Ele realmente acreditava em cada pessoa como um indivíduo capaz de mudança e crescimento.

É com um sentimento de perda profunda, mas também de profunda gratidão, que nos despedimos de José Gregori. Hoje, no dia que seria seu aniversário de 93 anos, celebramos uma vida extraordinária, vivida em serviço ao próximo. Descanse em paz, amigo e mentor: sua luz continuará a guiar-nos no caminho da justiça e da humanidade.

José Gregori é sobrevivido por uma família amorosa, inúmeros amigos, e uma nação que é infinitamente melhor por causa de sua existência e serviço. Em respeito à sua memória e legado, o Instituto Humanitas360 e outras organizações com as quais ele se envolveu continuarão a trabalhar incansavelmente para concretizar sua visão de um Brasil mais justo e humano.

Querido ministro, sentirei muita falta de sua compaixão, conhecimento técnico e charme. Espero reencontrar-lhe na eternidade.