Presidente do H360 discute política de drogas no “Roda Viva” da TV Cultura

Presidente do H360 discute política de drogas no “Roda Viva” da TV Cultura

No dia 18 de setembro, o Roda Viva da TV Cultura foi palco de um debate aprofundado sobre as causas e os efeitos da guerra às drogas, como o encarceramento em massa, e as suas possíveis saídas. Convidada do programa, a presidente do Instituto Humanitas360 e conselheira do Instituto de Pesquisas Sociais e Econômicas da Cannabis (IPSEC), Patrícia Villela Marino, defendeu a revisão da atual Lei de Drogas no Brasil e enfatizou o potencial da Cannabis e do cânhamo industrial para a saúde, o meio ambiente e a economia do país.

Perguntada como sobre como a sociedade brasileira pode superar a política de drogas baseada em repressão e proibicionismo, Patrícia Villela Marino responde: “Nós saímos dessa guerra quando passamos a fabricar no Brasil as tecnologias sociais para superá-la, quando passamos a fabricar os medicamentos para sair dela, quando passamos a produzir ciência que comprova que não vale a pena continuar nela. Hoje, acreditar que o Brasil não tem condições de fazer monitoramento ou ter rastreabilidade de plantio é dizer que nós não somos soberanos o suficiente. Nós temos tecnologia e podemos produzir mais para nuncar mais entrar nessa guerra e para dar exemplo para o mundo de que não vale a guerra, muito menos a guerra contra as drogas.”

Durante a entrevista, a presidente do H360 também lembrou projetos criados pelo Instituto no sistema prisional brasileiro, como as cooperativas sociais de mulheres encarceradas e o atendimento multidisciplinar oferecido a elas, que inclui capacitação profissional, orientação jurídica, acompanhamento psicológico e assistência social. Lembrou ainda a marca Tereza, hoje um negócio social independente que ajuda a mudar a vida de presas, egressas e vítimas de violência doméstica.

Apresentado por Vera Magalhães, o Roda Viva teve na bancada a presença dos jornalistas Denis Russo Burgierman, Fernanda Mena, Lia Rizzo, Natacha Cortez e Pedro Borges, além do cartunista Luciano Veronezi.

Assista à íntegra do programa no vídeo abaixo: