Governador Flávio Dino e presidente do H360 definem detalhes para implantação de cooperativa de detentos no Maranhão

Governador Flávio Dino e presidente do H360 definem detalhes para implantação de cooperativa de detentos no Maranhão

Um almoço oferecido pelo governador Flávio Dino dia 25 de setembro no Palácio dos Leões, sede do governo do estado do Maranhão (Brasil), selou a parceria firmada entre o Instituto Humanitas360, o Conselho Nacional de Justiça e o Tribunal de Justiça maranhense para implantação de cooperativas de detentos no estado. Em reunião que se seguiu ao almoço, o secretário de Administração Penitenciária do Maranhão, Murilo Andrade, e a presidente do H360, Patrícia Villela Marino, definiram um ambicioso cronograma de trabalho, que prevê o início das atividades produtivas da cooperativa no próximo mês de novembro.

O termo de cooperação técnica foi assinado pelo governador maranhense Flávio Dino, pelo secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça, Carlos Vieira von Adamek, pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos e pela presidente do H360, Patrícia Villela Marino. O documento prevê a instalação de cooperativas nas penitenciárias feminina e masculina do Complexo de Pedrinhas, em São Luís. Todo o investimento para realização do projeto será feito pelo Instituto Humanitas360, incluindo infraestrutura, máquinas, insumos, treinamento e capital de giro para a empresa durante pelo menos dois anos.

Na cerimônia de assinatura do convênio, o governador Flávio Dino afirmou que o projeto das cooperativas traz inovações importantes para o processo de ressocialização das detentas e detentos no Maranhão. “Não há dicotomia entre a defesa dos direitos humanos e a promoção da segurança pública, como afirmam algumas lideranças políticas conservadoras. Humanizar o processo de ressocialização contribui decisivamente para a diminuição dos índices de reincidência criminal. Por isso, afirmo que nós, apoiando esse projeto, somos os verdadeiros defensores da segurança pública”, afirmou Dino.

https://youtu.be/gD9_stWBfzo