H360 e Tereza produzem vídeo especial para o Mês da Mulher; assista

H360 e Tereza produzem vídeo especial para o Mês da Mulher; assista

Ao longo do mês de março, o Instituto Humanitas360 e o negócio social Tereza se juntaram para propor uma reflexão sobre os desafios enfrentados por mulheres em situação de vulnerabilidade social – e o trabalho realizado por ambas as organizações para enfrentá-los. No primeiro vídeo da série, produzida para as redes sociais, colaboradoras de Tereza e do H360 refletem sobre o período em que estiveram presas, o que significa ser uma mulher no cárcere e o caminho trilhado até a liberdade atual, quando estão recomeçando as suas vidas.

Na segunda parte, o foco está na importância do empreendedorismo social para a promoção da autonomia de mulheres em situação de vulnerabilidade. Ao longo de sua história, o H360 incubou diversas cooperativas sociais de mulheres presas e egressas do sistema prisional. O desenvolvimento desse trabalho resultou na criação do negócio social Tereza, que hoje representa a possibilidade de uma vida melhor para elas.

No terceiro e último vídeo, mulheres do H360 e de Tereza destacam a  liderança feminina. Ambas as organizações foram criadas e são lideradas por mulheres, o que se reflete no impacto deste trabalho sobre o público carcerário feminino.

Foram entrevistadas a presidente do Instituto Humanitas360, Patrícia Villela Marino, a gerente de projetos Laura Martini Zellmeister, a auxiliar administrativa e egressa do sistema prisional Flavia Maria da Silva e três colaboradoras de Tereza: a gerente comercial Nicole Cavalcante e as auxiliares de produção Amanda dos Santos e Camila Gonçalves, ambas egressas. Assista ao material completo no vídeo abaixo:

Os números do trabalho do H360 e Tereza

No encerramento da programação especial do Mês da Mulher, o Instituto Humanitas360 e Tereza apresentaram alguns números do trabalho desenvolvido com mulheres presas e egressas do sistema prisional. Com a implantação da primeira cooperativa social em São Paulo, em 2018, o H360 deu início a uma jornada de promoção da cidadania para centenas de mulheres.

Em aulas e oficinas, elas aprenderam a costurar, bordar e crochetar, além de receber um atendimento multidisciplinar, que inclui assistência social e acompanhamento psicológico. O projeto Empreendedorismo Atrás e Além das Grades se expandiu e, graças a acordos firmados com o Poder Público e o Conselho Nacional de Justiça, também chegou ao estado do Maranhão.

Da experiência com as cooperativas sociais surgiu a marca Tereza, que em 2023 se transformou em um negócio independente, que não visa lucro e tem como objetivo dar a oportunidade de uma vida nova para mulheres que deixaram a prisão. Guiando este trabalho de ambas as organizações, está a convicção de que todas merecem uma segunda chance, com autonomia e longe do crime.