Skip to main content

No dia 1º de novembro, o Instituto Humanitas360 promoveu o painel “Horizontes do Cânhamo: Cultivando Sustentabilidade, Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação Ambiental” no Speakers’ Corner da 19ª Bienal de Arquitetura de Veneza, na Itália. A atividade marca o encerramento da participação do H360 na “Biennale Architettura 2025”, onde o instituto apresenta uma instalação construída com painéis de Cânhamo – marcando os 10 anos de sua fundação e aprofundando, no plano internacional, a campanha de advocacy pela regulamentação do Cânhamo industrial no Brasil.

Realizado como parte do GENS Public Programme, o debate reuniu especialistas para discutir o Cânhamo como recurso versátil capaz de impulsionar soluções sustentáveis. Participaram Fabiana Ferreira Lopes, membro do Conselho H360 e pesquisadora da Fondazione Giorgio Cini; Piero Bonadeo, professor da Duke University e conselheiro do H360; Werner Schönthaler, diretor técnico (CTO) do Grupo Schönthaler; o professor Stefano Bona, do Departamento de Agronomia, Alimentação Animal, Recursos Naturais e Meio Ambiente da Università degli Studi di Padova; e Maddalena Cappello Fusaro, pesquisadora brasileira de doutorado na mesma instituição e mestre em agricultura sustentável.

O professor Bona e a pesquisadora Cappello Fusaro destacaram as propriedades regenerativas da planta para o meio ambiente e as mudanças climáticas, enfatizando o potencial do Brasil como cultivador de Cânhamo. Bona mencionou ter recebido, na semana anterior ao painel, uma delegação do governo brasileiro com a vice-ministra da Agricultura, acompanhada de representantes da Embrapa, que visitou Pádua, no nordeste da Itália, para conhecer metodologias e técnicas de cultivo da planta.

Werner Schönthaler abordou os desafios na criação de uma cadeia produtiva do Cânhamo para a construção civil, destacando a questão regulatória e citando a França como referência por suas regras claras e definidas para a indústria, tanto no cultivo quanto nas aplicações em construção e têxteis. O Grupo Schönthaler é a empresa fornecedora dos painéis de Cânhamo usados pelo H360 na instalação apresentada na Bienal.

Aberto ao público visitante, o debate fez parte de uma programação que acontece quase diariamente no Speakers’ Corner localizado na Corderie dell’Arsenale, criando uma plataforma dinâmica de reflexão sobre o futuro compartilhado em resposta à crise climática. O tema também reflete a proposta curatorial “IntelliGens”, formulada por Carlo Ratti para a 19ª Bienal de Arquitetura.

A participação do Instituto Humanitas360 em Veneza é resultado de parceria com o Instituto Ficus e os arquitetos Pedro Mendes da Rocha e Chico Gitahy, com os quais, desde a abertura do evento, em 8 de maio, é apresentada a instalação “Inovação Ancestral: Cânhamo, Sustentabilidade e o Futuro da Arquitetura”, convidando os visitantes a explorar as aplicações da planta — variante da Cannabis sem propriedades psicoativas — na arquitetura e em diversos tipos de atividade humana ao longo dos últimos 2 mil anos. Leia mais sobre a obra clicando aqui.

Share