H360 faz parceria com The Economist para desenvolver índice sobre o empoderamento cívico nas Américas

H360 faz parceria com The Economist para desenvolver índice sobre o empoderamento cívico nas Américas

Ainda que latino-americanos sejam conhecidos pelo seu histórico de inquietação política, a região tem vivido as consequências da corrupção e apatia cidadã. Contudo, nos últimos anos, uma onda de protestos contra o status quo político e social tem atravessado países como o Brasil, Guatemala, México e Argentina. Este contexto reavivou a questão sobre o engajamento cidadão na região e quanto impacto a população pode gerar de fato. Mas, o que é o envolvimento cidadão? Como podemos medir isso?

Inspirado por estas questões, o Instituto Humanitas360 firmou parceria com a The Economist Intelligence Unit (EIU) para investigar a participação cidadã nos processos políticos e na sociedade civil em seis países do continente americano. O objetivo é desenvolver o Índice de Empoderamento Cívico nas Américas. O projeto busca enriquecer o conhecimento sobre o tema conscientizar o público sobre a importância do engajamento cidadão.

Como o H360 é uma organização baseada nos Estados Unidos com foco na América Latina, o instituto decidiu incluir nesta primeira versão do índice os EUA como referência, já que a participação cidadã em espaços públicos naquele país está em nível mais maduro . Os países latino-americanos que fazem parte deste estudo são o Brasil, Chile, Colômbia, Guatemala e México.

Esses cinco países foram selecionados por serem uma base representativa da região. Foram levados em consideração fatores como localização, tamanho da população, demografia, desenvolvimento econômico e político, disponibilidade de dados e estágio de desenvolvimento econômico e político. A Venezuela também será incluída na pesquisa como parte de uma análise comparativa, mas não será incluída no índice por dificuldades atuais, especialmente em relação à disponibilidade de dados.

Vale ressaltar que, ao mesmo tempo em que há pesquisas e métricas no campo de engajamento cívico e no de participação cidadã, não há métricas que contemplem esse ambiente de maneira integral – levando em consideração desde o tipo de contexto que possibilite o engajamento até os resultados, ou o que chamamos de Empoderamento Cívico. Este índice busca ser um instrumento de referência sobre a conjuntura do engajamento cidadão nas Américas.

Baseada na estrutura inicialmente desenhada pela EIU e a equipe do H360, o índice está sendo desenvolvido através de pesquisas qualitativas e quantitativas de fatores de engajamento cidadã e participação cívica, como o acesso a informação e educação, liberdade de expressão e segurança.

Este projeto começou em setembro de 2017 com os estágios de pesquisa e análise de trabalhos de pesquisadores na área. Em novembro, um painel de especialistas de diferentes países conduziram uma análise profunda da estrutura de pesquisa do índice. O painel contou com a participação de Miguel Paz (Poderopedia/Narcodata), Brian Winter (Americas Society/Council of the Americas and Americas Quarterly), Tiago Peixoto (Banco Mundial), Angela Dannemann (Itaú Social), Nathalie Alvarado (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Lelia Mooney (United States Institute of Peace) e David Smolansky (político venezuelano).

O índice será oficialmente lançado em março de 2018 em um evento em São Paulo, Brasil. Após isso, o H360 e EIU organizarão eventos em outros países para continuar o diálogo sobre engajamento cívico e participação. Conforme o H360 busca fomentar um continente mais igualitário através de iniciativas participativas, o Índice de Empoderamento Cívico nas Américas será um projeto âncora na trajetória da organização.