Humanitas360 apresenta seu trabalho em aula do curso de pós graduação da Academia de Polícia de São Paulo

Humanitas360 apresenta seu trabalho em aula do curso de pós graduação da Academia de Polícia de São Paulo

Como parte do curso de pós-graduação da Academia de Polícia Civil de São Paulo (Acadepol), a presidente do Instituto Humanitas360, Patrícia Villela Marino, deu palestra para 40 delegados de diversos municípios do estado. A apresentação aconteceu a convite do diretor da Acadepol, Julio Guebert, e do professor Rafael Alcadipani, que além de ministrar aulas na instituição também é pesquisador e professor especializado em segurança pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A apresentação começou com uma panorâmica dos três programas que agrupam as ações do H360 (Cidadania Ativa, Transparência e Diminuição da Violência) e terminou com um detalhamento dos desafios atuais do projeto Empreendedorismo Atrás e Além das Grades. Em seguida, houve uma sessão de perguntas e respostas. Os desafios da ressocialização de ex-detentos como ferramenta para evitar a reincidência criminal e diminuir o poder das facções criminosas formaram o pano de fundo dos debates.

Como observou Patrícia, “o encarceramento em massa e os altos índices de reincidência são parte de um círculo vicioso, através do qual a população carcerária, ao término de suas penas, retorna para as ruas como refém das facções criminosas”. Projetos de empreendedorismo para esse público, combinando formação profissional, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e geração de renda, como os desenvolvidos pelo H360, foram reconhecidos pelos presentes como alternativas eficientes para promover a pacificação da sociedade.

Ao apresentar seu trabalho para a elite da polícia civil paulista, o H360 cumpre a missão de promover o diálogo com os mais diversos segmentos da sociedade, com especial destaque para os profissionais envolvidos com a segurança pública. “Ouvimos hoje uma fala importante, que traz um ponto de vista bem diferente de uma realidade que conhecemos muito bem”, comentou o diretor da Acadepol, Julio Guebert.