Humanitas360 mostra como articular promoção da cidadania, transparência e paz  social no Global Philanthropy Forum

Humanitas360 mostra como articular promoção da cidadania, transparência e paz social no Global Philanthropy Forum

Um dos principais encontros internacionais do setor social, a Global Philanthropy Forum Conference 2019 ecoou a preocupação de filantropos e ONGs com a onda populista que varre o planeta, adotando o tema central “Restaurando a Democracia”. O Instituto Humanitas360 foi convidado a apresentar seu trabalho nesse evento, que aconteceu de 1 a 3 de Abril em Redwood, no Vale do Silício, Califórnia (EUA).

“Eleições em democracias tão distantes quanto a Hungria, a Polônia, as Filipinas, o México e o Brasil sugerem uma tendência ao populismo nacionalista – resultando em democracias não-liberais. Esse resultado reflete a reação dos cidadãos às pressões da globalização e à aparente incapacidade dos líderes políticos em enfrentar problemas intratáveis – como a desigualdade, a migração em massa, a mudança climática ou as relações raciais”, afirmou a fundadora do Global Philanthropy Forum, Jane Wales.

Segundo o programa do evento, o painel intitulado “New Localism” destacava iniciativas para “aprofundar o engajamento cívico e empoderamento, como é o caso do Instituto Humanitas360”. A exposição do vice-presidente de operações do H360, Ricardo Anderáos, mostrou como os três principais projetos da organização, o “Índice de Participação Cidadã nas Américas”, o “Mapeamento de Redes Criminais da Lava Jato” e o “Empreendedorismo Atrás e Além das Grades” se articulam para a promoção da cidadania, da paz social e da transparência.

Além do vice-presidente do H360, o painel “New Localism” contou ainda com as participações de Diego Ontaneda Benavides (da Latin American Leadership Academy), Omezzine Khélifa (da Mobdiun Creative Youth, da Tunísia), Rocío Barrionuevo Quispe (aluna peruana da Latin American Leadership Academy), Misan Rewane (da WAVE, da Nigeria) e Breno Teixeira (aluno brasileiro da Latin American Leadership Academy).