Liderança indígena apoiada pelo H360, Alejandra Izquierdo assume cargo no Ministério das Relações Exteriores da Colômbia
Na última terça-feira (4), a pesquisadora e liderança indígena colombiana Alejandra Izquierdo tomou posse como assessora de gabinete no Ministério das Relações Exteriores de seu país. Representante do povo Arhuaco, Izquierdo tornou-se, em 2022, a primeira mulher indígena a ser aceita como estudante de doutorado na mais prestigiosa universidade da Colômbia.
Para frequentar o curso de Estudos Interdisciplinares de Desenvolvimento na Universidad de los Andes, em Bogotá, contou com o apoio do Instituto Humanitas360, que se orgulha em acompanhar sua trajetória. Agora, ela vai levar sua experiência como líder comunitária e acadêmica para o trabalho junto ao chanceler Luis Gilberto Murillo.
Em mensagem para Alejandra, a presidente do H360, Patrícia Villela Marino, escreveu: “Minha querida Alejandra, você está mudando a história do seu país com a sua própria história! Que alegria ter conhecido você e ter compartilhado momentos muito difíceis e outros gigantescos, como o de hoje. Você é uma inspiração para mim.”
Izquierdo tornou conhecida na Colômbia como líder estudantil durante o processo de pacificação do país, conquistando o posto de porta-voz da juventude indígena frente ao Governo Federal. O histórico acordo, assinado entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia e o governo em setembro de 2016, tornou-se símbolo de esperança para a democracia mais antiga do nosso continente americano.
Vem dessa época a amizade e interlocução com Patrícia Villela Marino. “Nos conhecemos em um evento intitulado ‘Mulheres que Trabalham pelo Mundo’, no qual eu era a mais nova palestrante. Desde então, ela tem sido minha mentora e inspiradora constante. Já a recebi em visitas às escolas de nossas comunidades na Colômbia, e ela me levou a participar de um painel na Bienal das Américas em Denver, nos EUA. Patrícia é uma inspiração constante por sua humildade e seu trabalho social incansável”, diz Izquierdo.