Marca Tereza exibe produtos das detentas da penitenciária de Tremembé no Mercado das Madalenas, em São Paulo

Os produtos de artesanato da cooperativa de detentas da Penitenciária Feminina II de Tremembé encantaram o público do Mercado das Madalenas, bazar que aconteceu no Museu da Casa Brasileira, nos dias 28 e 29 de setembro, em São Paulo (Brasil). Sâmela Souza, filha da detenta Eliana Conceição, esteve representando a mãe e todas as cooperadas durante o mercado, mostrando com orgulho os bordados e crochês de design exclusivo. “Estou muito contente com esse trabalho da minha mãe, e ainda posso colaborar também”, afirmou Sâmela.

A marca Tereza, que comercializa os produtos desenvolvidos pelas cooperativas de detentos e ex-detentos incubadas pelo Instituto Humanitas360, tem sido apresentada em diversos bazares e eventos beneficentes. O objetivo é arrecadar doações para as cooperativas nascentes e divulgar o projeto, que visa não apenas gerar trabalho e renda para detentos e ex-detentos, como também a mudar a visão da sociedade sobre o sistema carcerário e de justiça criminal, contribuindo para a redução da violência.

Ainda que o programa de “Empreendedorismo Atrás e Além das Grades” aponte alternativas consistentes para diminuir a reincidência criminal, desde junho as oficinas das duas cooperativas de detentos criadas pelo H360 na cidade de Tremembé (SP) tiveram seus trabalhos suspensos dentro das unidades prisionais. Isto ocorreu depois de diversas tentativas do H360 para assinar um termo de cooperação técnica com o governo paulista, formalizando o trabalho iniciado há um ano e meio, com investimento de mais de R$ 1 milhão em equipamentos, capacitação para os detentos, desenvolvimento de produtos, equipe, dentre outros itens. A marca Tereza foi criada para comercializar essa produção, que pode ser adquirida na loja virtual www.tereza.org.br

ASSINE O MANIFESTO