Coalizão pela Mudança do Paradigma sobre Pena e Prisão

Coalizão pela Mudança do Paradigma sobre Pena e Prisão

O que é

Série de rodas de conversa reunindo juízes, ex-detentos, carcereiros, jornalistas, pesquisadores  e representantes de organizações sociais especializadas em justiça criminal e no atendimento à população carcerária. Juntos, buscamos soluções para diminuir o crescimento da violência alimentado pela guerra às drogas, encarceramento em massa, crescimento de facções criminosas dentro de presídios e falta de oportunidades de trabalho e inserção social para os ex-detentos.

Objetivos

Criar uma coalizão que trabalhe para mudar o paradigma sobre pena, prisão e reinserção de detentos. Para restaurar a paz social na América Latina, entendemos que é necessário aprimorar as políticas de segurança pública e alterar vários pontos da legislação, do Código Penal à Lei de Drogas. A coalizão propõe uma mudança de mentalidade, disseminando a idéia de que a Justiça deve estar a serviço da boa convivência em sociedade, e não do desejo de vingança e do medo de quem foi atingido pela violência.

Várias pessoas sentadas em volta de uma mesa de reuniões no auditório do CIVI-CO.

A coalizão propõe uma mudança de mentalidade, disseminando a idéia de que a Justiça deve estar a serviço da boa convivência em sociedade

Saiba mais

O segundo workshop da série, que contou com as presenças do médico Drauzio Varella, conhecido por uma vida de voluntariado em presídios e os livros que escreveu sobre o assunto, e do ex-Ministro da Justiça brasileiro José Gregori, entre outros convidados, avançou na proposta de soluções concretas para mudar a visão que a sociedade tem do tema.

O primeiro encontro da série, que entre outros convidados contou com os professores Jorge Broide, da PUC de São Paulo, e Silvia Ramos  da Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro, além de representantes de várias organizações sociais que se dedicam ao tema, estabeleceu o território comum para a busca de uma nova narrativa sobre a questão dos direitos humanos dentro do sistema de justiça criminal.

Links

Vídeos com a íntegra do depoimento inicial dos participantes do primeiro Workshop:

José Gregori (Ex-Ministro da Justiça)

Bruno Paes Manso (Jornalista, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP)

Ana Paula Pellegrino (Instituto Igarapé)

Marina Dias (Advogada, Instituto de Defesa do Direito de Defesa)

Jorge Broide (Psicanalista, pesquisador sobre o tema da violência, PUC de São Paulo)

Silvia Ramos (Universidade Cândido Mendes)

Gilda Gouveia (Centro Ruth Cardoso)

Karine Silva (Responsa)

Adriano de Camargo (Prefeitura de São Paulo)

Leonardo Precioso (Instituto Gerando Falcões)

Glória Faria (Instituto Ação Pela Paz)

Reginaldo Lima (Instituto PDR)

Igor Rocha (Diretor de Cultura da Penitenciária Adriano Marrey – São Paulo)