Guia para egressos e egressas do sistema prisional

Guia para egressos e egressas do sistema prisional

O QUE É

Estou livre, e agora? – Guia para egressos e egressas do sistema prisional é uma publicação digital que visa fornecer orientações para pessoas presas e egressas do sistema prisional, familiares e funcionários do sistema prisional acerca dos diferentes aspectos práticos do processo de ressocialização. O trabalho foi produzido pelo Instituto Humanitas360, em parceria com o Instituto Responsa e a ONG Reflexões da Liberdade.

Criado para ser compartilhado gratuitamente por e-book ou via Whastapp, o que facilita o alcance das informações a egressos de todo o Brasil, o guia apresenta os principais pontos para a retomada da vida em liberdade. Na versão para compartilhar por Whatsapp, a publicação é dividida em três partes e traz recomendações bastante valiosas para pessoas que deixam a prisão, reunidas a partir da vivência de quem trabalha com a questão de direitos humanos no sistema carcerário, como é o caso do Instituto Humanitas360, e também com quem viveu na pele o processo de reinserção, como é o caso de Karine Vieira e Emerson Ferreira, criadores do Instituto Responsa e da ONG Reflexões da Liberdade, respectivamente.

Entre os destaques do guia estão orientações como andar sempre com documentos que comprovem a soltura, evitando uma nova detenção em uma eventual batida policial, caso o sistema ainda não tenha sido atualizado com a libertação da pessoa, e recomendações para regularização de documentos como RG, CPF e carteira de trabalho. Esta tarefa é dificultada pela pena de multa, sanção penal patrimonial que na maioria das vezes está fixada junto com a pena corporal e obriga egressos a pagarem um valor em dinheiro para poderem reaver seus documentos. O guia não só explica como é feito o cálculo da multa, como dá dicas valiosas para ter acesso aos documentos mesmo sem ter pago a multa.

OBJETIVOS

“Criamos o guia para munir egressos e egressas de informações que os ajudem a ter clareza sobre seus direitos básicos num cenário em que nossa cultura individualista, consumista, divisiva e competitiva normaliza a exclusão dessas pessoas como algo natural, sendo que é justamente este o estopim da violência, da criminalidade, do encarceramento em massa e do estado de alta vulnerabilidade dessa população”, explica Patrícia Villela Marino, presidente do Instituto Humanitas360.

SAIBA MAIS

Estou livre, e agora? – Guia para egressos e egressas do sistema prisional está disponível no site da Amazon para download e está entre os 600 e-books mais baixados da amazon br, décimo sétimo na categoria Sociedade e cultura. Para fazer o download do e-book no Amazon, clique aqui.

BAIXE O GUIA E COMPARTILHE POR WHATSAPP

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Distribuído por e-book e via Whatsapp, guia para egressos e egressas do sistema prisional, lançado pelo Instituto Humanitas360, conta com orientações sobre direitos civis, programas de assistência social e outras questões para ajudar na ressocialização de pessoas presas