Vídeo Documentário “Tecendo a Liberdade”
O que é
Documentário que revela as contradições do sistema prisional brasileiro sob a perspectiva feminina. Mostra a dura realidade do cárcere sob a ótica de detentas e ex-detentas, de profissionais do sistema carcerário e do Judiciário, pesquisadoras e ativistas. Aponta, ainda, para soluções alternativas, como experiências de cooperativismo e empreendedorismo atrás e além das grades.
Objetivos
A partir do duplo preconceito que sofrem, como detentas em uma sociedade extremamente machista, as mulheres desse documentário nos ajudam a entender melhor o drama do encarceramento em massa e como a “guerra às drogas” está aumentando o poder das facções criminosas.
Saiba mais
Assista ao filme “Tecendo a Liberdade” completo no Youtube do Humanitas360 ou na plataforma Itaú Cultural Play (disponível apenas no Brasil):
Filme de 6 minutos do Humanitas360, com direção de Luiza Matravolgyi, que recebeu o Prêmio Nelson Mandela da ONU 2017, e serve de base para o documentário “Tecendo a Liberdade” com 25 minutos de duração.
Links
Cooperativas de trabalho ajudam a ressocializar presas (matéria sobre o seminário realizado na Folha de S. Paulo em outubro de 2020 para marcar os lançamentos do filme tecendo a liberdade)
“Cineastas são premiados em evento da ONU pelo Dia Internacional da Paz” (artigo no site das Nações Unidas no Brasil anunciando que o trailer do documentário “Tecendo a liberdade” foi um dos vencedores do prêmio Nelson Mandela 2017)