Vídeo do H360 recebe prêmio Nelson Mandela da ONU

Vídeo do H360 recebe prêmio Nelson Mandela da ONU

Há menos de um ano, o H360 conheceu a Coostafe, uma cooperativa formada e administrada exclusivamente por presas do Centro de Recuperação Feminina de Ananindeua no Pará. Liderada por Carmen Botelho, diretora do presídio, é a primeira e única iniciativa do gênero no país. Ela prova que é possível inovar na recuperação de detentas, com soluções que permitem a essas mulheres gerarem renda para suas famílias mesmo estando presas, o que contribui para que, depois de soltas, possam seguir com suas vidas sem reincidir no crime.

O H360 contou esta história no vídeo “Tecendo a Liberdade”, com 6 minutos de duração, que acaba de ser premiado no 1o Concurso de Vídeos Nelson Mandela da ONU. A premiação, que teve como tema “A luta contra a pobreza é uma questão de justiça, não um gesto de caridade”, aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) no Rio de Janeiro, em 21 de setembro, para celebrar o Dia Internacional da Paz.

“O sistema carcerário tem uma lógica perversa, é um círculo vicioso, pois quando os presos ganham a liberdade, têm poucas oportunidades de se reinserirem na sociedade. A Coostafe rompe essa situação, oferecendo uma alternativa real para essas mulheres seguirem suas vidas com um mínimo de dignidade”, afirma Luíza Matravolgyi do H360, que dirigiu e co-produziu o vídeo.

O critério de avaliação dos filmes incluiu roteiro, interpretação (no caso das obras de ficção), qualidade estética, originalidade, diversidade e relação com o tema. Participaram do júri Manoel de Almeida, Patricia Machado, Rita Brandão, Sérgio Rizzo e Werner Schünemann.