Um almoço oferecido pelo governador Flávio Dino dia 25 de setembro no Palácio dos Leões, sede do governo do estado do Maranhão (Brasil), selou a parceria firmada entre o Instituto Humanitas360, o Conselho Nacional de Justiça e o Tribunal de Justiça maranhense para implantação de cooperativas de detentos no estado. Em reunião que se seguiu ao almoço, o secretário de Administração Penitenciária do Maranhão, Murilo Andrade, e a presidente do H360, Patrícia Villela Marino, definiram um ambicioso cronograma de trabalho, que prevê o início das atividades produtivas da cooperativa no próximo mês de novembro.
O termo de cooperação técnica foi assinado pelo governador maranhense Flávio Dino, pelo secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça, Carlos Vieira von Adamek, pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos e pela presidente do H360, Patrícia Villela Marino. O documento prevê a instalação de cooperativas nas penitenciárias feminina e masculina do Complexo de Pedrinhas, em São Luís. Todo o investimento para realização do projeto será feito pelo Instituto Humanitas360, incluindo infraestrutura, máquinas, insumos, treinamento e capital de giro para a empresa durante pelo menos dois anos.
Na cerimônia de assinatura do convênio, o governador Flávio Dino afirmou que o projeto das cooperativas traz inovações importantes para o processo de ressocialização das detentas e detentos no Maranhão. “Não há dicotomia entre a defesa dos direitos humanos e a promoção da segurança pública, como afirmam algumas lideranças políticas conservadoras. Humanizar o processo de ressocialização contribui decisivamente para a diminuição dos índices de reincidência criminal. Por isso, afirmo que nós, apoiando esse projeto, somos os verdadeiros defensores da segurança pública”, afirmou Dino.
[/cmsmasters_text][/cmsmasters_column][/cmsmasters_row]