Carta de agradecimento ao H360: “Toda atitude aqui dentro é muito intensa e importante”

Carta de agradecimento ao H360: “Toda atitude aqui dentro é muito intensa e importante”

Carta enviada ao Instituto Humanitas360 por Flavia Maria, uma das líderes da Cooperativa Lili, que ainda está presa na Penitenciária Feminina II de Tremembé, em São Paulo. Desde abril, no início da pandemia, o Instituto Humanitas360 tem doado 30 kits de higiene para beneficiar as cooperadas da Lili que seguem presas. Algumas delas, por terem condição melhor dentro do presídio, doam para outras mulheres dentro do  próprio pavilhão. O kit tem ajudado e emocionado as policiais penais, diretores da penitenciária e, claro, as mulheres presas.

Penitenciária Feminina de Tremembé II – 13/07/2020
Dona Patrícia e toda equipe do Instituto Humanitas360,

É com muita saudade e gratidão que pego nesta caneta para escrever essa carta. Quero através desta carta compartilhar com vocês, como estamos atualmente após a passagem de pessoas incríveis como vocês por nossas vidas. Quero começar agradecendo em nome de todas reeducandas da Penitenciária Feminina de Tremembé II as doações feitas por vocês de kits de Higiene. Estamos passando por momentos difíceis em nossa vidas com essa doença Covid-19. O mundo está passando por dificuldade. Mas hoje quero aqui através desta cartinha compartilhar com vocês – pois infelizmente ainda estou dentro desse lugar – o impacto que a solidariedade e a boa ação de vocês causam aqui, neste lugar e na vida das pessoas.

O Instituto Humanitas360 passou aqui na Penitenciária Feminina de Tremembé II e plantou as sementes do AMOR ao próximo, da gratidão, da bondade de fé e esperança. Essas sementes nasceram frutos, e os resultados já conseguimos ver e sentir. Ver com nosso olhos e sentir nas reações das pessoas que nos cercam, sejam elas servidores públicos ou detentas. Jamais um dia poderia eu imaginar que a nossa diretora de disciplina e diretora de produção e preocupassem com comprar shampoo para que nós “presas”, “detentas” tivéssemos um pouco mais de motivação ao nosso olhar no espelho e ver cabelos limpos e com brilho. Hoje eu vivi esse testemunho, de uma delas com essa atitude humana, e me deixou muito feliz. Tive a plena certeza que, com tudo que passamos aqui juntas, obtivemos resultados. Transformamos pessoas. Quebrantamos os corações endurecidos.

Sempre que são feitas as doações fazemos a questão de fazer uma palestra no pátio para todas as detentas. Para que todas saibam de onde vem a doação. Quando dizemos que vem do Instituto Humanitas360, o pavilhão vibra com aplausos. Eu, como o Higor [gerente jurídico do Instituto Humanitas360], fico toda orgulhosa. Já faz quase um ano que estamos distantes, mas eu não escondo de ninguém, eu sou Humanitas360 ativista, coloquei nossa bandeira aqui nesse lugar e ninguém tira. Cada dia que passa eu amo mais e mais a nossa causa, precisamos diminuir a reincidência de pessoas nesse lugar. Lugar esse que só nos traz sofrimento e dor, onde muitas são esquecidas por tudo e todos. Algumas já perderam suas próprias identidades. E de repente vocês com uma atitude nobre, conseguiram arrancar um sorriso de um rosto triste e sofrido e uma voz: “Nossa, alguém lembra de mim”! Saibam, toda atitude aqui dentro é muito intensa e importante.

Muito obrigada!
Em nome de Flávia (presidente da Cooperativa Lili) e todas as meninas!! Tereza Vale a Pena!!!

Entenda o caso da nossa cooperativa em São Paulo, que foi fechada em 2019 por uma decisão do governo estadual.