Ajude Alejandra Izquierdo, primeira mulher indígena aceita em doutorado na Colômbia, a reerguer sua casa após incêndio

Ajude Alejandra Izquierdo, primeira mulher indígena aceita em doutorado na Colômbia, a reerguer sua casa após incêndio

Na noite da última sexta-feira, 13 de janeiro, a casa onde vive a ativista indígena, líder comunitária, articuladora política e pesquisadora Alejandra Izquierdo na Colômbia foi consumida pelas chamas. Ela, o marido e os três filhos estavam fora e se encontram bem, mas agora encaram o desafio de reconstruir o lar. O Instituto Humanitas360, que apoia a trajetória acadêmica da jovem indígena, lança hoje uma campanha para arrecadar doações e ajudá-la a atravessar este momento difícil. (Veja, ao final deste texto, como colaborar.)

Em 2022, Izquierdo tornou-se a primeira mulher indígena a ser aceita como estudante de doutorado na Universidad de los Andes, a mais prestigiosa da Colômbia. Durante o processo seletivo, foi aprovada em todos os exames, mas precisava comprovar que teria os recursos financeiros para frequentar o curso, etapa na qual contou com o apoio do Instituto Humanitas360.

O incêndio em sua casa deve atrasar o doutorado até que possa reerguer o lugar onde morava com a família. “Este ocorrido torna muito difícil para mim desenvolver meus estudos neste semestre. Tenho que enviar uma carta para adiar o semestre do doutorado, porque não tenho casa”, diz Alejandra.

A atuação da jovem liderança do povo Arhuaco – que habita as encostas meridionais da Sierra Nevada de Santa Marta no norte do país – chama a atenção desde o processo de pacificação da Colômbia, quando foi porta-voz da juventude indígena frente ao Governo Federal. Depois do acordo de paz, firmado em 2016, Izquierdo concluiu a graduação em Engenharia Industrial e fez especializações na área de Gestão Pública e Governamental, Gestão de Projetos e Auditoria de Serviços de Saúde.

Além da academia, Izquierdo também lidera processos de empoderamento de jovens mulheres indígenas, estimulando sua participação na gestão das comunidades com foco em educação, saúde e proteção para fauna e flora em seus territórios. Hoje, dirige a Fundação Alma y Huella, que desenha e implementa modelos de intervenção comunitária com mulheres indígenas Arhuacas através do cultivo do café, entre outras ações.

Como doar
As doações podem ser feitas para as contas do Instituto Humanitas360 no Brasil e nos EUA. Os valores serão todos transferidos à Alejandra Izquierdo. Depois de feita a transferência, identifique a doação e envie o comprovante através do e-mail financeiro@humanitas360.org.

Também é possível enviar a quantia desejada para a conta de Alejandra na Colômbia. Os dados bancários das três opções seguem abaixo:

Conta H360 Brasil
Banco: Itaú
Agência: 1000
Conta corrente: 93598-9
CNPJ: 20.067.869/0001-60
PIX: 20067869000160
Razão Social: INSTITUTO HUMANITAS360 BRASIL

Conta H360 EUA
Bank: Chase
Account Number: 000000697192735
Routing number: 267084131
Zelle: heuseler@me.com
Name: HUMANITAS360 INSTITUTE

Conta Alejandra Izquierdo (Colômbia)
Banco: Banco de Occidente
Cuenta de Ahorros: 900869009
Nombre: Yeimy Alejandra Izquierdo Cujar