Com estreia em março no Maranhão, “Marrom, o Musical” já movimenta o estado e celebra trabalho de cooperadas

Com estreia em março no Maranhão, “Marrom, o Musical” já movimenta o estado e celebra trabalho de cooperadas

O espetáculo Marrom, o Musical já tem data para chegar à terra natal de sua homenageada. Agendada para 1º de março, a estreia em São Luís do Maranhão é motivo para dupla comemoração. No mesmo palco onde será celebrada a vida e a obra de Alcione, estarão presentes os bordados desenvolvidos pelas mulheres da cooperativa social incubada pelo Instituto Humanitas360 no estado. Através da iniciativa, o H360 leva capacitação e geração de renda – além de suporte jurídico, de assistência social e espiritualidade –  a presas da Unidade Prisional Feminina de São Luís.

Depois de temporadas bem-sucedidas em São Paulo e no Rio de Janeiro, as expectativas para a chegada do musical idealizado por Jô Santana e dirigido por Miguel Falabella a uma das casas mais tradicionais da cultura maranhense, o Teatro Artur Azevedo, são grandes e, meses antes da estreia, o espetáculo já movimenta o estado.

No dia 24 de janeiro, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten, recebeu pessoalmente o convite para assistir à peça. Na ocasião, a conselheira da Cooperativa Cuxá, Patricia Maranhão, a juíza Mirella Freitas e a defensora pública Suzana Camillo também levaram peças artesanais da marca Tereza, que são produzidas por mulheres presas, egressas e em situação de vulnerabilidade com apoio do H360. Durante o encontro, as três representantes apresentaram o trabalho desenvolvido pelas cooperadas em São Luís, e que agora abrilhantam o figurino da peça que celebra a cantora que as amadrinhou.

Segundo a Agência TJ-MA de Notícias, Paulo Velten manifestou apoio institucional às iniciativas, confirmou sua presença na estreia e reforçou o papel do Poder Judiciário em projetos inclusivos e humanitários. “São políticas públicas importantes às quais o Judiciário deve se colocar como parceiro e ter como compromisso”, disse.

Ainda em janeiro, Patrícia Maranhão e a produção da peça, encabeçada por Jô Santana, também se reuniram com demais autoridades locais, como o secretário estadual de Cultura, Yuri Arruda,  a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, e o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos.

Segundo Santana, já estão confirmadas temporadas do espetáculo em Belém do Pará e João Pessoa, na Paraíba, cujas datas serão divulgadas em breve.