Nenhum de nós pode ficar indiferente – mensagem da presidente do H360

Nenhum de nós pode ficar indiferente – mensagem da presidente do H360

O Humanitas360 foi fundado sob a crença fundamental de que todas as pessoas, independentemente da sua raça, sexo, origem, orientação sexual e meios financeiros, têm direitos inalienáveis que não podem ser negados e devem ser defendidos e vigiados.

Nos últimos dias, o mundo tem assistido à degradação desses direitos para os afrodescendentes, algo que se tornou tragicamente evidente. Esta crise expôs o tipo de racismo a que assistimos diariamente no sistema de justiça penal e que, com demasiada frequência, permanece escondido atrás dos muros da prisão.

Esta não é uma crise americana, é uma crise global. É um momento para pessoas de todos os quadrantes se unirem e assumirem a responsabilidade pela falta de humanidade na nossa sociedade, que se tornou tragicamente a nossa norma diária.

É insuficiente simplesmente não nos envolvermos em pensamentos e ações racistas nas nossas próprias vidas. Temos de fazer mais do que falar de diversidade e, em vez disso, abraçá-la e compreender a dor, a disparidade e a injustiça que as pessoas negras sofrem diariamente. Não é um momento de culpa paralisante; é um momento de compreensão que nos inspira a tornarmo-nos líderes empáticos e ativos nas nossas famílias e comunidades.

Vivemos hoje num mundo que avança depressa. Momentos de indignação ardem ferozmente e depois desaparecem, e permitimos que as injustiças subjacentes se prolonguem. Isso deve acabar. Todas as pessoas têm de se juntar com uma voz forte que diga que podemos e devemos fazer melhor.

Martin Luther King, Jr. disse uma vez que “a verdadeira paz não é apenas a ausência de tensão; é a presença de justiça”.  No nosso mundo de hoje, procuramos evitar tensões e consideramos isso um feito. Isto significa que nunca ultrapassamos a superfície para atacar e erradicar as causas subjacentes.

A justiça para George Floyd é necessária, mas não suficiente. Trata-se de mais do que um policial ou de um incidente; trata-se de uma cultura de ódio e violência. Temos de fazer cumprir a lei e mudar as leis, mas também de reconhecer que mais de 400 anos de opressão sistêmica criaram uma doença que obriga muitos a viver com medo. Temos de curar a doença – não apenas os seus sintomas – e mudar a nossa maneira de pensar.

Se conseguirmos alcançar essa mudança, poderemos construir pontes para unir a nossa sociedade fraturada.

Estamos juntos com todos aqueles que sofrem neste momento de profundo pesar. E prometemos nossos recursos, energia e compromisso para manter esse fogo que sentimos em nossos corações não apenas hoje e amanhã, mas até que a justiça e a humanidade estejam ao alcance de todas as pessoas.

Nenhum de nós pode ficar indiferente.

Patrícia Villela Marino