H360 ajuda a levar água potável para indígenas Paiter Suruí em Rondônia

H360 ajuda a levar água potável para indígenas Paiter Suruí em Rondônia

Em 2023, o Instituto Humanitas360 ajudou a levar potável à Terra Indígena Sete de Setembro, onde o povo Paiter Suruí vive no Norte do país. O trabalho, desenvolvido no mês de julho, resultou na instalação de três pontos de distribuição com filtro de larga escala (1 mil litros por hora) nas aldeias Lapetanha e Pabykeb, em Rondônia.

Cerca de 112 pessoas indígenas foram impactadas positivamente pelos filtros, além de agentes de prevenção ambiental e visitantes que passam pelos locais. Para 2024, a iniciativa será ampliada, levando centrais de filtragem e distribuição às aldeias Gamir, a maior do território com 50 famílias, e Apoena Meirelles, onde 15 famílias vivem na região do estado do Mato Grosso.

Apoiado pelo H360 e realizado com recursos do mantenedor do instituto, o PDR Fundo Filantrópico, o projeto foi desenvolvido e executado pela startup de impacto socioambiental Água Camelo, que promove acesso à água tratada para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Este trabalho é mais um fruto da amizade cívica entre as lideranças do Humanitas360 e dos Paiter Suruí – a presidente Patrícia Villela Marino e o cacique-geral Almir Suruí, respectivamente. Eles se conheceram em 2021 no espaço CIVI-CO, em São Paulo, onde está sediado o instituto. No ano seguinte, Almir Suruí recebeu a equipe do H360 e a família Villela Marino na sua comunidade em Cacoal, em Rondônia. A partir daí, um diálogo foi estabelecido para o desenvolvimento de projetos em comum, sempre na perspectiva da justiça climática e do respeito aos povos originários.

Confira abaixo um vídeo sobre o projeto: