H360 amplia projeto e cria cooperativa social em Peruíbe após acordo de cooperação técnica com a Segunda Vara de Peruíbe e projeto Somos Marias
O Instituto Humanitas360 e a Segunda Vara Judicial da Comarca de Peruíbe inauguram em breve a Casa das Marias, um espaço de acolhimento, apoio técnico, assistencial, jurídico e psicológico para mulheres em situação de vulnerabilidade, egressas do sistema prisional e vítimas de violência. O termo de cooperação foi assinado com a Segunda Vara Judicial da Comarca de Peruíbe em junho e as obras estão em reta final, com inauguração prevista para o mês de outubro.
O projeto Somos Marias surgiu da iniciativa da Juíza de Direito Dra. Danielle Camara Takahashi Cosentino Grandinetti, da Comarca de Peruíbe, e tem como linha de ação o combate a todas as formas de violência no ambiente familiar e doméstico, trabalhando a prevenção e fiscalização de medidas protetivas em favor das vítimas, além de cursos e palestras. Integrado ao Somos Marias, o programa “João de Barro” conta com grupos reflexivos para que os agressores não repitam seus atos violentos.
Em 2021 o projeto Somos Marias venceu na categoria Magistrada, junto ao Instituto Humanitas360 na categoria Sociedade Civil, o prêmio #Rompa, organizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. A homenagem busca reconhecer ações que combatam todo tipo de violência contra a mulher. Esta parceria entre H360 e Somos Marias surgiu da possibilidade de unir a assistência ao estímulo ao empreendedorismo, com a implementação de mais uma cooperativa social que dá continuidade aos princípios de ação do Instituto Humanitas360. Um trabalho conjunto para partilhar experiências do cooperativismo social por todo o Brasil.
O projeto de cooperativas sociais tem como objetivo a reinserção social e a capacitação profissional de pessoas presas e egressas, atualmente com unidades no Maranhão e São Paulo. Todo o investimento para realização do projeto é feito pelo Instituto Humanitas360, incluindo infraestrutura, máquinas, insumos e treinamento. O lucro obtido com as produções é repassado integralmente às cooperadas.
Em breve teremos mais novidades, com um projeto lindo em ação e grandes trocas de experiências!